Amigos do Fingidor

terça-feira, 5 de julho de 2022

A imperturbável e serena Idalina

 Pedro Lucas Lindoso

 

Idalina, amazonense, emérita moradora de Copacabana, tem orgulho de falar Inglês com sotaque britânico. Não tem nada contra quem aprendeu a falar Inglês como os americanos. Contudo, ela estudou por vários anos na Cultura Inglesa no Rio de Janeiro. E tem certeza de que o inglês falado na Inglaterra é o mais perfeito, original e apropriado.

Idalina é aficionada pela cultura Inglesa. Segundo uma de suas melhores amigas, ela é meio britânica. Fala britanicamente, caminha britanicamente e veste-se britanicamente. E ela tem razão. Não conheço ninguém além de Idalina que saiba de cor, em Inglês, poemas de Wordsworth, Shelley e Keats, poetas do Romantismo Inglês.

Provavelmente, Idalina é resquício da Era da Borracha, quando a libra esterlina era a moeda corrente no Amazonas. Ainda jovenzinha, quando morava em Manaus, praticou equitação no Bosque Club, o bosque dos ingleses.

Idalina já visitou Londres várias vezes e acompanha com curiosidade e entusiasmo os eventos da família real britânica. Perguntei se prefere ver Camila, esposa de Charles, ou Kate Middleton como possível rainha consorte da Inglaterra.

Idalina me disse que, em princípio, a Rainha Elizabeth II ficou apreensiva com a jovem plebeia recém chegada à família real. Mas Kate, com o tempo, demonstrou ter uma qualidade imprescindível para ser membro da realeza e até uma rainha. Kate é, como se diz em bom Inglês, “unflappable”. Ou seja, uma pessoa imperturbável, uma pessoa serena. Não tem certeza se pode se dizer o mesmo da atual esposa do Príncipe Charles.

Idalina acompanhou pela BBC de Londres os festejos dos 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth II. Lembrou-se de sua visita ao Brasil em novembro de 1968. No Rio de Janeiro, a Rainha visitou a Escola de samba da Mangueira e Idalina estava por lá. Um jornal carioca noticiou que Elizabeth II visitava Mangueira, a rainha do samba.

Idalina se recorda ainda que logo após a visita de Elizabeth II ao Brasil, em 1968, o tempo fechou por aqui. No mês seguinte, foi decretado o AI-5. Muitas pessoas foram presas e desapareceram. Idalina se diz orgulhosa de ser como Kate Middleton – unflappable. Imperturbável e serena. Mesmo tendo passado as mais caóticas circunstâncias nos seus reconhecidos setenta anos de vida.

Mas como pode uma pessoa como Idalina, com toda essa fleuma britânica, ser torcedora do boi Garantido? E pior! Perder toda a sua proclamada serenidade com a vitória do Caprichoso no Festival de 2022.