Amigos do Fingidor

terça-feira, 4 de outubro de 2022

03 de outubro – comemore com apfelstrudel

 Pedro Lucas Lindoso

 

A Alemanha é um país fabuloso. Tive a oportunidade de conhecer e fiquei encantado. Tudo funciona. Tudo é limpo e organizado. Saí de Frankfurt e fui até Munique de carro. Por razões de marketing turístico chamam essa viagem de rota romântica. De fato, viajamos por uma Baviera que sobreviveu estoicamente o pior dos estragos da II Guerra Mundial. O fascismo e Hitler são um trauma que a Alemanha quer esquecer. As atrocidades devem ser lembradas somente para que não se repitam.

A Alemanha nem sempre apresentou essa unidade política como vemos hoje. Coube ao chanceler Bismarck, diplomata e político prussiano, a unificação da Alemanha ainda no século 19. Otto von Bismarck, o chanceler de ferro, foi o estadista mais importante da Alemanha daquele século. Coube a ele a administração do segundo Reich por mais de 11 anos. O Segundo Reich durou de 1871 até 1918.

Depois tivemos a divisão da Alemanha pelo muro de Berlim. O famigerado muro separava Berlim Ocidental da Oriental. A Alemanha foi novamente unificada. Em 3 de outubro de 1990 foi definitivamente anunciada a Unificação. Assim, 3 de outubro se tornou feriado e é a data nacional da Alemanha.

Eu tive o privilégio de ir a uma grande celebração na Embaixada da Alemanha em Brasília naquele 3 de outubro de 1990. Fazia parte da equipe do Senador Bernardo Cabral no Ministério da Justiça. Como Diretor de Assuntos da Cidadania fui convidado para o histórico evento. Nunca me esqueci porque foi nesse dia que comi o doce mais gostoso da minha vida. O famoso apfelstrudel, o strudel de maçã.

Quando se fala em Alemanha as pessoas lembram logo de chucrute, da deliciosa cerveja e dos diversos embutidos. Mas a coisa mais deliciosa que eles sabem fazer é apfelstrudel. Apfelstrudels são populares desde o século 18, segundo Brigitte, uma grande amiga alemã que mora em Brasília. Disse-me que a palavra “strudel” deriva da palavra do alemão antigo para “redemoinho”. Apfel é maçã.

A apfelstrudel da Brigitte é muito gostosa. Normalmente, a massa folhada é feita a partir de uma massa elástica que é amassada e esticada até que fique bastante fina. Brigitte serve as suas deliciosas apfelsturdels quente e em fatias generosas. Lembro ainda de vê-la polvilhar com um pouco de açúcar de confeiteiro. Ela também costuma servir com sorvete de baunilha ou creme chantilly.

Brigitte gentilmente nos disponibilizou a sua receita. Vamos comemorar esse 3 de outubro comendo uma magnífica apfelsturdel, celebrando a Alemanha.