Amigos do Fingidor

terça-feira, 11 de outubro de 2022

A mensagem da Rainha

 Pedro Lucas Lindoso

 

Junho passado tia Idalina visitou Manaus. Conversamos sobre viagens e países que já tivemos oportunidade de conhecer.

Idalina adora a Inglaterra e tudo o que diz respeito à cultura inglesa. Da literatura aos Beatles, incluindo a família real. Idalina me disse que houve um feriado prolongado de quatro dias em junho como parte das comemorações do jubileu de platina da falecida rainha.

Disse-me que quando Elisabeth II visitou o Brasil, em 1968, realizava um trabalho comunitário no Morro da Mangueira no Rio de Janeiro. Elisabeth II visitou o local. Tinha recortes de jornais e fotos com a monarca. Com as celebrações do Platinum Jubilee achou que deveria homenagear a Soberana. Escreveu uma carta para a Rainha e enviou as fotos do evento.

Provavelmente, ela não vai ler, disse-lhe. Mas Idalina argumentou que o importante era que aquele material fizesse parte do acervo do Palácio de Buckingham.

Contei a Idalina que naquela viagem de Elisabeth II ao Brasil tive a oportunidade de vê-la em Brasília. Estudava na Escola Parque-Escola Classe. Um projeto educacional pioneiro do educador Anísio Teixeira. A Rainha, a princípio, visitaria nossa escola. Mas levaram a Soberana para o jardim da infância da escola classe ao lado da nossa. Todos os alunos correram para vê-la passar.

Tínhamos um jornal chamado Escola Parque. Eu era um dos redatores. A edição especial da visita da Rainha foi impressa no parque gráfico do Correio Braziliense. Até hoje o maior jornal do Distrito Federal. A elaboração do Escola Parque era feita na aula de biblioteca. Lá aprendíamos a diferença entre obras de referências e obras de ficção. Os alunos eram incentivados a ler e escrever. Dessa aula “de biblioteca” saiu a edição especial de nosso jornalzinho sobre a visita da Rainha.

Idalina insistiu para que eu também mandasse uma carta encaminhando esse material para o Palácio de Buckingham. É muito fácil. Escreva em Inglês. Na internet há dicas de como se dirigir a ela. No final é só colocar num envelope para Her Majesty The Queen, Palácio de Buckingham, London SW1A 1AA, Reino Unido.

Idalina me disse que com certeza minha carta chegaria às mãos da dama de companhia ou escreventes oficiais da rainha. Lembre-se de que a rainha recebe muitas cartas todos os dias. Pode não ler pessoalmente a sua. No entanto, ela valoriza todos aqueles que escrevem para ela.

 Idalina havia postado sua carta ainda no mês de maio. Eu resolvi obedecer a titia. Só por farra e curiosidade. Minha carta foi postada em julho. E não é que houve resposta! Ambos recebemos a mesma mensagem impressa. A Rainha agradecia pelas nossas mensagens pela ocasião dos setenta anos de sua ascensão ao Trono. A postagem de Idalina na Inglaterra foi em julho. A minha foi postada em 09 de agosto de 2022. Um mês antes de seu falecimento.