Amigos do Fingidor

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Eclipse solar e os patos

 Pedro Lucas Lindoso


Para alguns leitores, ao lerem esta crônica, provavelmente o eclipse solar, previsto para 14 de outubro, já terá acontecido. O fenômeno está previsto para acontecer por volta do meio dia aqui no Amazonas. Trata-se de um eclipse anular. Por causa da distância maior em relação à Terra, a lua não cobrirá por completo o Sol, deixando-o com a aparência de um “anel de fogo”.

Os eclipses costumam impactar as populações ribeirinhas, os agricultores e criadores de animais. Um eclipse solar costuma transformar o dia em noite. Ou pelo menos parcialmente em noite. E aí a coisa pega. Muitos animais ficam bastante transtornados nesses eventos. Os patos, por exemplo. Meu amigo Laércio é criador de patos. Aqueles que se salvaram da panela nas comemorações do Círio de Nazaré não vão escapar das atribulações do eclipse, me disse Laércio, expert em patos.

Para a maioria dos animais, a estrutura do dia, ou seja, o ciclo claro-escuro é muito importante. Quando está claro ou escuro os bichos sabem que é hora de comer, dormir ou procriar. As aves, em especial os patos, são muito sensíveis a esses ciclos.

Em outra crônica, a qual chamei “Acorda, Lua”, o assunto foi um eclipse lunar e a reação das pessoas num seringal no rio Madeira. A rotina do seringueiro não é fácil. A floresta é escura, densa e perigosa. O látex é extraído em cortes da casca da árvore da seringueira. O processo é feito durante a noite e pela madrugada. O luar é de grande importância para os habitantes de seringais. Um eclipse total da lua assustou o pessoal do local. A gritaria foi geral. As mulheres gritavam e batiam panelas. Acorda, Lua! Se a lua “morrer” será o fim do mundo!

No eclipse solar quem desaparece é o sol. Valha-me Deus! Animais ficam confusos, os que têm hábitos diurnos voltam para seus locais noturnos, enquanto os animais noturnos acham que dormiram demais. E acontece de morcegos, enganados pela súbita escuridão, aparecerem de repente!

A Paraíba, e especificamente a cidade de Patos, localizada no coração do estado, estará no caminho central por onde a sombra da lua passará, cobrindo parcialmente a luz do sol. A expectativa é de que o eclipse comece por volta das 15h26 no Sertão da Paraíba. Laércio achou interessante a coincidência. Ele tem lido muito sobre o assunto. Foi Laércio quem me deu todas essas informações. A cidade de Patos na Paraíba, onde o eclipse será marcante, deve dar atenção especial aos seus patos. Vamos aguardar pelas patacoadas que acontecerão durante o fenômeno.