Amigos do Fingidor

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Quem nasce para ruelo...



Pedro Lucas Lindoso


Em viagem pelo interior do Amazonas conheci seu Francisco, também conhecido carinhosamente como Seu Chiquinho. Órfão de mãe aos 10 anos de idade, Chiquinho foi criado por uma tia índia velha, que pouco falava. Diziam que era muda porque esqueceu a língua da tribo e nunca aprendeu o Português.

 Chiquinho é o típico ribeirinho da Amazônia e vive da pesca. Mora no interior do interior. Mas vem sempre à sede do município. Participa ativamente de uma associação de pescadores.

 Chiquinho estava conversando comigo quando chegou um moço falante, com muita conversa, se dizendo candidato à presidência da associação dos pescadores. Falou muito e não disse nada. Seu Chiquinho é analfabeto, mas não é bobo. Explicou-me que novembro estava chegando e vinha então o defeso.

 Seu Chiquinho contou que Matrinxã, Pacu, Sardinha, Pirapitinga, Aruanã, Mapará, Tambaqui e Pirarucu devem ser os peixes escolhidos para serem protegidos pelo Defeso. Esse moço nem pescador é. Tá querendo se aproveitar. Eu conheço essa conversa. Papo de aracuã, sapateado de catita. Dança de rato.

 Vão começar a habilitação dos pescadores.Esse caboco quer fazer maracutaia. Mas aqui ele não se cria. Depois que a confusão tá feita, ele some e nos deixa na mão.

 A Superintendência Regional do Trabalho realiza o cadastro e a habilitação. Aí o cara se diz presidente da associação e cadastra gente que nem sabe pescar.

Sabe-se que o Seguro Desemprego do Pescador Artesanal é um beneficio correspondente a quatro salários mínimos pagos mensalmente, o que facilita a composição da renda familiar para o pescador na época mais difícil que é a do defeso. Esse valor é pago nas agências da Caixa Econômica Federal ou nas casas lotéricas através do Cartão Cidadão para os pescadores que são habilitados.

Perguntei ao Seu Chiquinho se ele podia me explicar melhor esse negócio de defeso. Ele me disse que o período do defeso é uma época em que muitas espécies sobem o rio em direção à nascente, para fazer a desova. Os peixes ficam mais frágeis e, às vezes, se consegue pegá-los com as mãos quando encontram obstáculo para subir.


 Chiquinho é analfabeto, mas é um caboclo consciente e tem espírito de cidadania. Não vai permitir que esse moço, recém chegado na cidade, prejudique os seus colegas pescadores. Eu perguntei se o rapaz ia conseguir se eleger presidente da associação dos pescadores. Seu Chiquinho então me ensinou a lição: Quem nasce para ruelo nunca chega a ser tambaqui.