Amigos do Fingidor

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Só na rabeta



Pedro Lucas Lindoso

Um baiano chamado Isaquias Queiroz ganhou três medalhas na modalidade canoagem nas Olimpíadas do Rio. Esporte responsável por distribuir medalhas em 16 categorias. No Remo são 14 disputas de medalha. Oito provas no masculino e seis no feminino.
Há uma toada de boi muito bonita, apesar de ser do boi contrário, chamada “Saga de um canoeiro” que diz: “Da tua canoa de tantas remadas. Já vai canoeiro. Sou, sou, sou, sou canoeiro. canoeiro, vai!”.
A pergunta que não quer calar: Onde estavam os nossos caboclos canoeiros que não foram às Olimpíadas?
Na antiga Manaus, para chegar aos bairros de São Raimundo e Educandos tinha que se pegar catraia. Pequenas canoas rústicas remandas por fortes e atléticos caboclos catraieiros.
Com certeza há muitos Isaquias remando pela Amazônia. Remar contra os rios Solimões e no Madeira só para caboclo muito forte e bom de remo. Na década de setenta, o Amazonas se destacava na regata. Meu amigo Raimundo Alcides Lima, o Cidinho, foi diversas vezes campeão da Copa Norte de Regata, disputada em Salvador.
Hoje as canoas são dotadas de rabetas. Houve um governador que distribuiu muita rabeta para os caboclos. Rabetas e motosserras. Em épocas de eleição há farta distribuição de rabetas pelo interior do estado. Todo mundo sabe disso, principalmente o Ministério Público e os juízes eleitorais. Outro dia em classificados de jornal uma grande loja anunciava: Compre Motor Rabeta com as melhores promoções do mercado. Aproveite!
Será que por conta das rabetas não existem mais canoeiros como os de antigamente?
Soube que no Município do Careiro, próximo a Manaus, havia um campeonato de canoagem. Por que não é divulgado e apoiado? A Confederação Brasileira de Remo (CBR) é o órgão responsável pela organização dos eventos e representação dos atletas de remo no Brasil. No Amazonas com certeza há uma federação.

Seria interessante treinar uma grande equipe de caboclos canoeiros para a Olimpíada de Tóquio. Ou vamos ficar só na rabeta?