Amigos do Fingidor

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Bisavós da Velha Jaqueira



Pedro Lucas Lindoso

A turma de 1976 da Faculdade de Direito da Federal do Amazonas comemorou os 40 anos de formatura em alegres e festivos eventos, na primeira semana de agosto. A iniciativa foi de Oldeney Sá Valente, com a colaboração efetiva de Waldir e Silvana Santos, Paula Valério e Lucirene Oliva Resende, dentre outros. Parabéns pela incrível capacidade de reunir pessoas com afazeres e ocupações tão diversas. Não é fácil.
Celio Cruz (cantando “Candeias” numa bela canja), Lourdinha Archer Pinto e eu fomos os privilegiados convidados de Auta Madeira, que veio de Brasília especialmente para o que os americanos chamam de “class reunion”. A Dra. Auta trouxe taças personalizadas que serviram para um emocionante brinde ao som de “Champagne”.
Além dos Desembargadores Aristóteles Thury, Sabino Marques e Heraldo Froes Ramos, este último de  Rondônia, e do imortal da Academia Amazonense de Letras, Marx Carpenthier, há uma plêiade de ilustres operadores do direito, como Ruth Paes Barreto, Inis Salgado Lameiras, Jacob Benzecry, Ilka de Fátima, Rômulo Araújo (o Don Juan da turma), Lúcio Alberto, dentre muitos outros.
Sempre nessas reuniões recordam-se fatos envolvendo os professores. Muitos mestres foram lembrados e reverenciados. Lourdinha Archer Pinto formou-se depois, mas também foi aluna do Professor Almir Dantas, um dos professores mencionados. Lourdinha contou que, inadvertidamente, ficou descalça em aula do Professor Almir. Um grupo de colegas (hoje, ilustres magistrados) escondeu o sapato de Lourdinha atrás do aparelho de ar condicionado.
A nossa querida cinderela às avessas foi socorrida pelo Professor Almir Dantas. Um gentleman, segundo ela. Com toda a sua autoridade informou à turma que “ninguém sairia e todos levariam falta se não devolvessem o sapato da Dra. Maria de Lourdes”.

Papo vovô: Minha nora, Bruna Dantas Lindoso, é neta do Professor Almir. Consequentemente, minha netinha, Maria Luísa é bisneta de Almir Dantas. O meu pai, José Lindoso, foi professor catedrático, antes de tornar-se político e ir para Brasília. Maria Luísa, portanto, é bisneta de dois inesquecíveis mestres da velha Jaqueira. É possível que Maria Luísa se torne operadora do direito seguindo a tradição da família. O futuro dirá.