Amigos do Fingidor

terça-feira, 20 de junho de 2017

ARMANDO DE MENEZES – com carinho


Pedro Lucas Lindoso


Armando de Menezes foi para a outra margem do rio. Com certeza já encontrou dona Santa, sua amada mãezinha, e seus diletos irmãos. O céu está em festa. Os Menezes são sempre alegres, festivos e principalmente carinhosos.
A palavra carinho remete a afago, cuidado. Penso que é com carinho que se deve cuidar das pessoas que nos são caras. Assim sempre agia Armando de Menezes. Ele sabia dar carinho àqueles os quais queria bem. E tive o privilégio de receber esse afago, esse carinho. Em gloriosas sextas-feiras frequentando o Chá do Armando. Como já disse Jorge Tufic, “O chá do Armando é a ceia dos poetas”.
Há várias razões para se frequentar o Chá do Armando, além de poder usufruir desse carinho que emanava do nosso querido presidente Armando. O papo gostoso de sempre. Ouvir e até cantar uma boa música.  “A noite do meu bem” era a música favorita, quando Armando homenageava a sua Ivete.
Ir ao Chá é importante, pois, como disse Antero de Figueiredo, ilustre homem de Coimbra: “Quanto mais homens conheceres, mais diferentes almas sentirás em ti. Folias com os alegres; sonhas com os poetas”.
Nas sociedades primitivas, os homens se reuniam ao redor da fogueira. Hoje existem os clubes de serviços e os saraus. Reuniões festivas de pessoas amantes das letras.  O Chá tem um pouco de tudo isso e muito mais.
Mas agora sentiremos com enorme saudade a ausência do nosso samaúma. Ele que era a presença firme e sagrada em nossos encontros. E como o vento, que bate nas sapopemas da samaúma, o Armando batia e vai bater sempre forte nos nossos corações, com sua eterna generosidade, seus ensinamentos e seu enorme savoir-vivre.
Tenho o privilégio de ser afilhado de crisma de Aderson de Menezes, irmão do nosso saudoso Armando. Aderson de Menezes, primeiro reitor da Universidade Federal do Amazonas. Um dos maiores juristas que nosso estado já teve. Seu livro Teoria Geral do Estado é um clássico.
Cresci ouvindo de meu pai que os irmãos Menezes eram gente da melhor qualidade e sempre unidos. Foram unidos aqui nessa terra e com certeza estarão juntos no céu, compartilhando afetos e muito carinho. E, como sempre, um cuidando do outro. Porque ter carinho é cuidar.
Receba meu carinho, tio Armando. Descanse em paz.