Amigos do Fingidor

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Made in China


Pedro Lucas Lindoso


Há alguns anos, falar palavrão era passível de punição por parte de nossos pais e professores. Hoje, falam-se palavras de baixo calão com tanta frequência que não se sabe se tal expressão é ou não um xingamento.
Lembro-me que se usava “Vai-te pra China”. Isso era ou foi um xingamento. Não se usa mais. A China, que já foi um lugar tão longínquo, parece que ficou bem próxima de nós.
A garotinha Giovana, conhecida por Gigi, não tem boa impressão da China. Ou melhor, dos produtos chineses.
Gigi é apaixonada pelas bonecas LOL. A nova mania das crianças. Vem num invólucro oval em forma de surpresa. São miniaturas que encantam as meninas que as colecionam avidamente. É a febre do momento.
Gigi ganhou de presente de sua madrinha uma LOL proveniente da China. Adquirida num famoso site de compras, a encomenda demorou a chegar. Ao invés de LOL, foram enviadas da China duas bonecas “LQL”. Obviamente sem as características importantes das originais. Gigi chamou-as de falsianes.
A trilha sonora do filme Branca de Neve e os sete anões, de Walt Disney, foi a primeira trilha sonora a ser comercializada. Bastante premiada desde seu lançamento na primeira metade do século passado. E desde então foi expandida e relançada diversas vezes em várias línguas.
Já o filme Frozen – uma aventura congelante, é relativamente recente. Pois bem. Uma boneca chinesa, tão falsiane quanto as LOL de Gigi, apresenta gravações em que canta as músicas “Você Quer Brincar Na Neve?”, “Livre Estou”, “Let It Go”. Só que apresentada na figura de Branca de Neve.
Os chineses confundiram a Rainha Elsa de Arendelle, ou a Rainha da Neve, com a Branca de Neve. Para Gigi tudo isso e indesculpável e decretou:
– Não quero mais nada da China!
Gigi por um momento esqueceu-se que seu restaurante favorito é de comida chinesa.
E emendou:
– Da China mesmo só presta a comida!