Amigos do Fingidor

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Sabedoria de avó



Pedro Lucas Lindoso


Há um conhecido texto de Rachel de Queiroz em que ela diz que “netos são como heranças: você os ganha sem merecer. Sem ter feito nada para isso, de repente lhe caem do céu”.
Nesse mesmo texto, a inesquecível escritora diz ter certeza de que a vida nos dá os netos para nos compensar de todas as agruras trazidas pela velhice. E continua, sabiamente, afirmando que os netos são amores novos, profundos e felizes.
Confesso que sou o que se chama de avô babão. Talvez até mais do que isso. Reconheço que posso passar ridículo quando falo de minha netinha Maria Luísa. Inclusive quando faço postagens dela nas redes sociais. Ela tem um explícito excesso de fofurice.
Minha mulher, vovó Vera, não fica atrás. Somos avós paternos. Os avós maternos são tão corujas quanto. De fato, quando Maria Luísa abre os olhinhos, nos reconhece e diz sorrindo: vovô!  O nosso coração explode de felicidade, como diz a música famosa.
Até as pequenas desobediências e birras se transformam em alegrias quando se envolvem avós e netos. Especialmente como o que passo a relatar. A interferência e sabedoria da avó são postas a prova.
Maria Luísa estava passando a tarde de domingo em nossa casa na companhia dos pais. Apesar de não morar conosco, ela tem sua caixa de brinquedos, berço, cadeirinha, banheirinha e tudo mais que tem direito para ser bem recebida com alegria e propriedade.
Após brincar no parquinho e já chegando a hora de ir para sua casa, Maria Luísa foi convidada a tomar um rápido banho. Vovó aqueceu água, aprontou a banheirinha, pegou o shampoo e sabonete, toalhinha e etc. Como já dito, ela tem tudo isso à disposição em nossa casa.
Mas a garotinha não queria saber de banho. Corre para um lado, corre para o outro. Se esconde aqui, corre para lá. Nesse momento a mãe se prepara para intervir com a autoridade necessária. É preciso educar e impor limites.
Eis que entra a sábia interferência da vovó. E, sem maiores entraves, convida a garotinha a dar banho na sua boneca Joaninha.
Pronto, a netinha obedece, sobe na banheirinha. Toma seu banho junto com a bonequinha. Ficou lindinha e cheirosa. Tomou a sua sopinha e foi para casa.
A fantástica sabedoria de avó!