Amigos do Fingidor

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Campeões do mundo: leitura dramática


A caminho de Argel, os 40 presos políticos trocados pelo embaixador da Alemanha: inspiração para Dias Gomes.

A Cia de Teatro Vitória Régia apresentará por todo o mês de fevereiro, sempre às quintas-feiras, o ciclo Teatro e Resistência – leituras dramáticas.

Com grande participação de público, já foram feitas as leituras de Abajur Lilás, de Plínio Marcos; Patética, de João Ribeiro Chaves Neto; e Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri.

A mostra visa colocar em discussão a situação do teatro e do Brasil, nas décadas de 1960 e 1970, dominadas pela repressão imposta pela ditadura militar e pelas milícias “anticomunistas”, muito parecidas com as milícias assassinas tão caras aos círculos poderosos de hoje.

Escolhemos a ARTE, para resistir e denunciar.

Para isso, o grupo selecionou textos representativos, que expõem as entranhas do fascismo: a repressão aos movimentos populares, a censura, a prisão arbitrária, o exílio, a tortura, o assassinato.

Nesta quinta-feira, 7 de fevereiro, sob a direção de Nonato Tavares, será feita a leitura de Campeões do mundo, de Dias Gomes, uma verdadeira aula de história, se não fosse pura ficção.

A trama, que cobre o período de 1963 a 1979, conta o sequestro do embaixador americano, em plena copa do mundo de 1970, abordando temas como o feminismo, a guerrilha urbana, a tortura, o exílio. Ficção, sim, porém, montada “em cima de fatos acontecidos e hoje amplamente divulgados”, como afirmou o autor no programa da peça.

Encenada pela primeira vez em 1980, em plena “distensão”, Campeões do mundo já não usa subterfúgios retóricos ou simbólicos para mostrar os acontecimentos como se passaram na realidade. Pelo contrário, sem fazer julgamentos ou tomar partido, lança mão de um realismo visceral e, infelizmente, verdadeiro.

Autor de clássicos da dramaturgia brasileiro, como O pagador de promessas e O santo inquérito, Dias Gomes (1922-1999) consagrou-se como autor de telenovelas, com destaque para Bandeira 2, O bem-amado, Saramandaia e a censurada Roque Santeiro. Com Dias Gomes, o folhetim televisivo, antes desprezado, foi elevado à categoria de cult.

Serviço:
Evento: Teatro e Resistência – leitura dramática de Campeões do mundo, de Dias Gomes
Finalidade: mostra de peças de autores censurados, como Leilah Assumpção, Márcio Souza, Millôr Fernandes e outros
Quando: dia 7 de fevereiro, às 19h
Onde: SINTTEL – Alexandre Amorim, 392, Aparecida
Recomendado para maiores de 16 anos.
Entrada franca.