Amigos do Fingidor

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Lembranças ao Mickey Mouse



Pedro Lucas Lindoso


Ao chegar de férias, encontrei-me com meu colega e amigo Chaguinhas. Estive nos Estados Unidos. Meu amigo é meio antiamericano. Sempre estudou francês. Quando viaja, vai preferencialmente para a Europa. Não toma Coca-Cola. Não porque faz mal à saúde. Mas, segundo Chaguinhas, a Coca-Cola é o símbolo máximo do imperialismo. Bobagens do Chaguinhas. Eu fiz intercâmbio na juventude e sinto-me em casa na terra do Tio Sam.
Em entrevista que rola na rede, Ariano Suassuna ressalta a quase “obrigatoriedade” da classe média brasileira em visitar o Disney World. Um rico anfitrião e sua família ficaram abismados pelo fato de Suassuna não conhecer o Disney World. O inesquecível escritor questiona o fato do mundo ser divido entre as pessoas que foram à Disney e as que ainda não foram.
Chaguinhas comentou que seus filhos, quando crianças, perguntavam-lhe:
– Quando vamos à Disney? Ele sempre dizia:
– Um dia, todos vamos para lá!
Imagine que quase todos os colegas da sala foram à Disney. E a pergunta persistia:
– Quando vamos à Disney? Invariavelmente, Chaguinhas respondia:
– Um dia, todos vamos para lá!

Quando seu pai faleceu, o seu filho mais novo, de cinco anos, questionou:
– Para onde o vovô foi? E Chaguinhas respondeu:
– Um dia, todos vamos para lá!
– O vovô foi para a Disney? Perguntou o garotinho. Risada geral, relatou-me o meu amigo e colega.
Disse ao Chaguinhas que tinha ido à Disney levar a minha netinha Maria Luísa. Comentei que nos Estados Unidos as ruas não têm buracos, as calçadas são largas, planas e bem feitas.
– Não acredito. Isso existe? Pergunta Chaguinhas. Encantado com a possibilidade de andar em ruas largas, planas, sem nenhum buraco e com calçadas bem pavimentadas, Chaguinhas me disse que levaria os filhos e netos à Disney no carnaval.
Dê lembranças ao Mickey Mouse, meu amigo Chaguinhas. Afinal, este ano Mickey Mouse completa 90 anos de idade.