Amigos do Fingidor

terça-feira, 19 de março de 2019

Ao lado de um grande homem



Pedro Lucas Lindoso


Neste mês dedicado às mulheres muito se tem dito a elas. Flores e presentes em abundância jamais serão suficientes para que nós, homens, possamos quitar o quanto devemos às mulheres. Não só como esposas, mas também como mães, irmãs, filhas, sobrinhas e primas.
A dívida dos homens para com as mulheres é exponencial. A influência que elas exercem na nossa formação fica geralmente no anonimato. Mesmo porque elas nos moldam na intimidade. No aconchego do lar. Elas nos influenciam da maneira mais discreta e do modo mais tranquilo e por isso tão eficaz.
Quando os homens são homenageados e biografados raramente se ressalta o papel que suas mães e esposas desempenharam na formação de sua personalidade. Na construção de seu patrimônio não só monetário, mas também o patrimônio moral e intelectual.
Muitos homens em seus escritos e depoimentos falam de suas mulheres, incluindo mães, avós e filhas, com um amor imensurável. Falam delas com respeito profundo e imensa ternura. Humildemente me incluo nessa categoria.
Outro assunto do momento é a questão da isonomia entre homens e mulheres. Principalmente no que concerne a salários, condições e oportunidades de trabalho. Inclusive ascensão funcional e exercício de cargos de poder e gestão. O outro lado dessa moeda está no fato de que nós homens precisamos ser também responsáveis pelas tarefas domésticas.
Ora, a sociedade do século 21 proclama que homens e mulheres podem e devem exercer funções em todas as áreas. E isso é ótimo. Mas também os homens têm que ter consciência na busca do necessário equilíbrio. Assim, a colaboração entre os casais é fundamental. Só através do esforço conjunto, ambos poderão se aperfeiçoar sem descuidar de fortalecer a família e bem educar os filhos.
Quero terminar essa homenagem às mulheres, fazendo uma confissão: as grandes lições de vida que recebi foram de minha mãe e de minha esposa. Não sei se foram perfeitas em suas influências. Mas uma coisa é certa. Se me afastei ou quando me afasto do que elas me disseram e me ensinaram a culpa é toda minha.
São as mães, muito mais que os pais, que influenciam os filhos e suas condutas. A sorte de ter uma boa mãe e esposa dedicada é tudo para um homem. Ao lado de um grande homem, há sempre uma grande mulher.