Amigos do Fingidor

terça-feira, 5 de março de 2019

Você fala a língua do P?



Pedro Lucas Lindoso


Sempre que tia Idalina me telefona, agora somente por WhatsApp, temos novidade ou algo de pitoresco.
Estranhei o horário. Fiquei assustado. Noveleira como ela só, telefonar-me enquanto passa a novela das oito é algo inusitado. Ela me disse que agora aprendeu a usar o globo play. Tia Idalina entrou na era do streaming.
Pergunta-me se quando menino falava a língua do P. Disse à titia que era fluente na língua do P. Ela morreu de rir. Comenta que minha geração é que sabia brincar. Interagia-se com os companheiros de rua, com primos e irmãos em brincadeiras saudáveis.
Contou-me que foi ao playground de seu edifício. Cariocas chamam a área de lazer dos prédios de play. Foi pesquisar como a meninada brinca nos dias de hoje.
– A garotada toda portando celulares. Agora é cabeça, tronco, membros e celulares. Perguntei se sabiam a língua do P. Ninguém sabia. Uns estudavam inglês e francês. Outros, alemão. Havia um rapazinho que além de Inglês estudava mandarim. Ninguém sabia falar a língua do P.
Comentei com tia Idalina que essa brincadeira de criança foi objeto de estudo em Linguística aplicada, quando fiz letras na UnB. Em Portugal se chama Língua dos pês.
A verdade é que o uso lúdico da linguagem é comum em várias culturas. Quando criança, eu usava a língua do P. Quanpandopo criprianpançapa, eupeu upusapavapa apa linpinguapa dopo Pêpê.
Nos países vizinhos onde se fala o espanhol, as crianças brincam de falar o jeringonzo.  Lembro-me de uma colega que morou na Argentina explicá-lo. Recordo-me que pode ser usado em diferentes formas dialetais.
O Inglês não é uma Língua latina e não tem a sonoridade e a nossa fonética. A técnica da língua do P é inaplicável. Vejam que “no”, “know” e “now”, não tem a lógica fonética que os falantes de Português estão acostumados.
Entretanto, nos países de Língua Inglesa também se brinca com a linguagem. Sei que existe a Pig Latin e a Backslang, mas não sei bem como funcionam.
E você, caro leitor, fala a língua do P?