Amigos do Fingidor

terça-feira, 14 de julho de 2020

Te mando um link



Pedro Lucas Lindoso


Em tempos da pandemia muita coisa mudou. Até a Língua Portuguesa viu-se enriquecida com novas palavras. Temos agora o verbo quarentenar, assim como o adjetivo quarentenado. O vocábulo confinamento passou a significar também ficar isolado em casa. Não é mais somente usado para trabalhadores de plataformas de petróleo, que ficam confinados no mar.
O teletrabalho é outra palavra nova e incorporada ao nosso dia a dia. E obrigou trabalhadores a uma adaptação rápida. Escolher um local apropriado em casa para se instalar. Providenciar um computador mais moderno. Contratar uma internet mais potente e eficaz.  Adquirir uma cadeira de trabalho confortável e com razoáveis padrões de ergonomia. Nós, manauaras, não podemos dispensar o uso do ar-condicionado. Isso implica em aumento de despesas com energia elétrica, coisa cara na cidade de Manaus.
Possivelmente esses gastos serão objeto de negociação trabalhista. E serão levantados pelos sindicatos para composição de adicionais em acordos coletivos de trabalho.
Novos tempos. Novos padrões de etiqueta e comportamento a serem aprendidos e observados. Reuniões de trabalho, encontros de clubes de serviços, atividades religiosas, sessões de julgamento em tribunais, audiências e até festas de família estão sendo feitas por vídeo conferências.
É preciso, como já dito, observar padrões comportamentais. Se você não está falando, mantenha o microfone no mudo. Se há várias pessoas no evento e você está na situação de ouvinte, é interessante manter a sua câmera de vídeo também desligada.
Cuidado quando levantar-se, caso não esteja vestido adequadamente. Bocejos, espirros, tosses e outras manifestações fisiológicas podem ser ouvidas, registradas, gravadas e viralizadas, para constrangimento do participante da videocom.
Todo cuidado é pouco. As coisas mudaram e algumas vão ficar, mesmo depois da pandemia. Antigamente se marcava um encontro de negócios num restaurante, no escritório de um dos participantes ou mesmo na residência de alguém.
Hoje não se marca mais um local para tal tipo de encontro. Define-se um dia e horário. E alguém, responsável por conduzir a reunião, manda um link, ou código de sessão. Expressões como te ligo depois, até mais tarde, ou nos vemos no escritório, foram substituídas por:
– Te mando um link!