Amigos do Fingidor

terça-feira, 18 de abril de 2023

Absoluta prioridade!

Pedro Lucas Lindoso


Os filhos crescem, casam-se, viram pessoas de bem. Achamos que, em tese, não teríamos mais que nos preocupar. Refiro-me aos perigos que correm as crianças e os adolescentes. Desastres, perigos diversos, drogas, peripécias perigosas, doenças da infância, dentre outros temores. Ledo engano!

De repente chegam os netos. Como disse a grande Rachel de Queiroz: “Netos são como heranças: você os ganha sem merecer. Sem ter feito nada para isso, de repente lhe caem do céu. É, como dizem os ingleses, um ato de Deus.”

Tenho três netinhas: Maria Luísa, Maria Helena e Catarina. Isadora, a quarta princesa, está a caminho. Não existe nada mais sublime e divertido do que ser avô.

Para Jesus as crianças são um sinal da bênção do Criador. Elas são inocentes e donas do Reino dos Céus. Vejamos o que diz o Mestre Jesus sobre as crianças: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos Céus pertence aos que são semelhantes a elas.” (Mateus 19: 14); “Cuidado para não desprezarem um só destes pequeninos! Pois eu digo que os anjos deles nos céus estão sempre vendo a face de meu Pai celeste.” (Mateus 18:10); “Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, não está apenas me recebendo, mas também àquele que me enviou.” (Marcos 9:36-37).

A nossa Carta Magna de 1988 expressa toda uma preocupação com os pequeninos que não existe, quiçá, em nenhuma outra Carta Política vigente no planeta. Vejamos: “Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”

O primeiro direito expresso com absoluta prioridade é o direito à vida. As nossas crianças devem estar a salvo de toda forma de violência.

Jamais pensei que no outono da vida teria que me preocupar angustiadamente com a segurança de minhas netas e de todos os brasileirinhos e brasileirinhas nos seus ambientes de escola. Como diz a Constituição, é dever de todos, com absoluta prioridade, cuidar da segurança de nossas crianças. É urgente!