Amigos do Fingidor

terça-feira, 11 de abril de 2023

Feriados de abril

 Pedro Lucas Lindoso

 

Abril costuma ser um mês “curto”. Não só porque tem trinta dias. Temos pelo menos dois feriados importantes. A Paixão de Cristo e Tiradentes. Nas escolas católicas temos ainda a Pascoela. É feriado na segunda-feira após o domingo de Páscoa.

E logo que abril termina temos o primeiro de maio, um feriado mundial, exceto nos Estados Unidos que comemora o Dia do Trabalhador em setembro. 

Em bom português do Brasil, sexta-feira Santa é sempre um feriadão porque é sempre na sexta-feira. Eu, particularmente, não gosto de comemorar esse feriado passeando. Perdi dois amigos em desastre de carro nessa época. Vindo de uma família católica, na sexta-feira da Paixão não se podia fazer algazarra. Era dia de jejum e abstinência. Não se deveria nem mesmo falar alto.

Já o 21 de abril sempre foi muito festivo. Morei muitos anos em Brasília. Meus filhos são brasilienses. Somente um determinado ano não se comemorou efusivamente o aniversário da cidade. Quando da morte de Tancredo Neves. Primeiro presidente civil depois do período de ditadura militar. Houve uma comoção nacional.

Meus filhos eram pequenos. Resolvi levá-los para Minas Gerais para conhecer Ouro Preto. Estavam fazendo uma enorme confusão histórica com o 21 de abril. Misturando Juscelino Kubistchek, Tancredo Neves e Tiradentes. Todos mineiros. A Semana Santa havia sido a anterior. Jesus seria mineiro também? Não. Ele nasceu em Belém. Também não era paraense. Jesus nasceu em Belém da Judéia, muito longe do Brasil. 

Uma das coisas complicadas para ensinar história para as crianças é justamente a questão de datas. O tempo é uma abstração muitas vezes difícil para as crianças compreenderam. Jesus nasceu há dois milênios. A Conjuração Mineira foi um movimento emancipacionista que aconteceu em Minas Gerais no ano 1789, durante o Período Colonial brasileiro.

Tancredo Neves foi eleito presidente em 1985. No entanto, adoeceu gravemente em 14 de março do mesmo ano, véspera da posse. Em 21 de abril, morreu aos 75 anos.

Juscelino Kubistchek inaugurou Brasília também em 21 de abril. Em 1960, transferindo a capital do Rio de Janeiro para o Planalto Central.

Neste ano, o 21 de abril cai numa sexta-feira. Teremos um bom feriadão. E democrático. Quando cai em outro dia da semana, nem todos podem “emendar”. Aproveitem bem o feriadão. Aos que vão viajar de carro, todo cuidado é pouco. Tem chovido muito e as estradas estão perigosas.