Amigos do Fingidor

terça-feira, 2 de abril de 2024

Conectados à lua

Pedro Lucas Lindoso 


Sempre em que me deparo com uma lua cheia e bela, como a que temos em todas as semanas santas, lembro-me da minha professora de Geografia do Ginásio. Dona Amélia nos ensinou que a lua, nosso único satélite natural, está conectada à terra pela força da gravidade.

 Essa premissa incontestável da Geografia Física nos atrela irremediavelmente a ela, enquanto terráqueos. Mas, esse fascínio nunca foi explicado assim. Com uma fria e singela explicação científica.

Não há um único ser humano que não tenha contemplado, admirado, estudado ou sido impactado pela lua. Minha netinha Catarina, ainda uma bebê de 18 meses, é fascinada pela lua. Catarina é constantemente estimulada pelos papais e avós a conhecer os objetos e as coisas. E assim, desde novinha, apontaram a lua para nossa garotinha. Ela associa a lua à noite, quando as crianças vão “mimi”.

Não raro, pela manhã, deduz que com a ausência da lua no céu, ela deve estar “mimindo”, enquanto o sol brilha e as pessoas fazem suas atividades.

Quanta poesia e quantas juras de amor foram inspiradas sob o luar ou a contemplação da lua! E quantos mistérios! Estamos vivendo a Semana Santa. Sempre com lua cheia.  A Semana Santa está conectada à lua cheia. A Páscoa é uma data móvel. Este ano o domingo de Páscoa ainda caiu no mês de março. Geralmente, é em abril. Esta mobilidade afeta as festas relacionadas ao Carnaval, à Pascoa e também ao número de semanas do Tempo Comum, da Liturgia diária dos católicos.

Nos anos sessenta do século passado, no auge da Guerra Fria, americanos e russos disputavam, dentre outras conquistas de território e poder, a ida até a lua, em frenética corrida espacial. Parece que a tal guerra fria se esquenta novamente em conflitos com a Ucrânia. A grande Rússia não adormece seus impulsos imperialistas. E a lua continua lá, para alegria dos poetas e namorados, apesar dos pesares.

Numa época em que não havia internet, nem e-mails ou WhatsApp, meu amigo Chaguinhas foi fazer doutorado nos Estados Unidos. Combinou com sua noiva que olhariam para a lua em determinado horário. Estariam assim conectados pela lua. É fato que a lua está conectada à terra pela força da gravidade. Mas a lua conecta também os mais sublimes desejos de amor, afeto e poesia.

Uma Feliz Páscoa a todos. Com essa bela lua cheia!