Amigos do Fingidor

terça-feira, 26 de março de 2024

Idos de março

 Pedro Lucas Lindoso

  

É pau, é pedra, é o fim do caminho / É um resto de toco, é um pouco sozinho / É um caco de vidro, é a vida, é o sol / É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol / É peroba no campo, é o nó da madeira / Caingá candeia, é o matita-pereira / São as águas de março fechando o verão / É a promessa de vida no teu coração.

Para os brasileiros do sudeste esta maravilhosa música de Tom Jobim os lembra o fim do verão. Mas para nós, da Amazônia, essas águas se estendem até junho, quando termina o nosso período de chuvas e cheias. O nosso “inverno”.

O calendário dos romanos era diferente do nosso. Além das quatro estações do ano, o nosso calendário divide-se em meses. No calendário dos romanos havia três divisões: idos, calendas e nonas. Idos eram 15 de Março, Maio, Julho e Outubro, e 13 nos outros meses. Foi nos idos de Março do ano 44 a.C. que aconteceu uma famosa conspiração no Senado Romano.

Júlio César foi assassinado “brutalmente”. O glorioso e poderoso imperador romano foi esfaqueado até a morte em uma reunião do Senado Romano. Tudo amplamente liderado por dois famosos conspiradores:  Brutus e Cassius. Os historiadores dizem que um vidente havia avisado que o mal viria a César no idos de março. A caminho do Senado onde seria assassinado, César passou pelo vidente e brincou: "Bem, os Idos de março chegaram", dando a entender que a profecia não havia sido cumprida, em resposta, o vidente disse: "Sim, eles vieram, mas não se foram."

Shakespeare tornou o assassinato de Júlio César mais conhecido ainda ao escrever a tragédia que leva o próprio nome do imperador. O ponto alto, para muitos supersticiosos, principalmente, é quando César é avisado pelo vidente sobre ter cuidado com os idos de março.

Atualmente a palavra idos, um substantivo masculino plural, significa tempo que já passou e refere-se ao passado. Todavia sua origem foi na mesma palavra de uma das três divisões do calendário romano. Assim como a divisão calendas deu origem à palavra calendário.

Muitos dizem que o ano no Brasil só começa mesmo em março. Depois do Carnaval. Coincidentemente, março era o primeiro mês do ano novo na Roma antiga. E março seria uma homenagem ao deus Marte, o deus romano da guerra.

Muitos se preocupam com os idos de março. Aqui no Brasil o mês mais temido é agosto. Dizem que é o mês do desgosto. Há os que lembram mortes trágicas como a de Getúlio Vargas, Juscelino Kubistchek e Princesa Diana. Penso que essas coisas são pura superstição. Não sou supersticioso, mas não passo embaixo de escadas. Xô tempo de chuvas e guerras em nossos corações. Escolho os idos de março de Tom Jobim: que esse mês venha como promessa de vida em nossos corações.

(Republicada a pedidos)