Amigos do Fingidor

terça-feira, 12 de março de 2024

Doces palavras – Dia da Mulher

  Pedro Lucas Lindoso


Há alguns dias escrevi crônica cujo título foi “Palavras, palavras, palavras”. E confessei que sou um apaixonado por palavras. Há os que são apaixonados por números. Assim como há poetas e escritores, há numerólogos e conhecedores da Cabala.

Os números me impressionam, mas gosto mesmo das palavras, dos versos e dos textos. Há palavras pequeninas como oi. Há outras bem grandes como inconstitucionalissimamente! Nessa primeira semana de março, que culmina com o Dia da Mulher, milhares de homens, principalmente poetas, escritores e cronistas procuram incessantemente por palavras bonitas. É preciso celebrar as mulheres!

Nós, falantes do português, somos privilegiados. Há substantivos femininos que em outras línguas são neutros. Como exemplo vamos começar por professora. Em Inglês, “teacher” é professor ou professora! Fico imaginando como se poderia traduzir para o Inglês a famosa música “Meus tempos de criança”, também conhecida como “A professorinha”. Vejamos estes versos: Que saudade da professorinha/ Que me ensinou o beabá / Onde andará Mariazinha / Meu primeiro amor, onde andará? Ora, “little  teacher” pode ser professorinha ou professorzinho. Afora as rimas, também seria impossível de se fazer uma versão plausível.

Tenho mais primas do que primos. Tanto do lado materno quanto do lado paterno. E primas são como irmãs. Não podemos casar com elas. Mas podemos nos apaixonar pelas primas. E em Inglês, uma palavra tão doce como prima é neutra. “Cousin” serve para prima ou primo. Uma lástima!

As palavras que se referem às mulheres são sempre belas, poéticas, doces. Vejamos: mãe, avó, menina, garota. Existe palavra mais gostosa e bonita do que “garota”?

Houve um tempo em que nós homens podíamos celebrar as moças e as mulheres sem correr o risco de ser inconvenientes ou machistas. Mas naqueles tempos não havia um dia especial para mulheres. Todos os dias eram delas. Mas isso até hoje é assim! Apesar da comemoração especial do dia das mulheres, todos os dias são mesmo delas e para elas.

Aproveito a comemoração do dia das mulheres para homenagear as mulheres da minha vida. Minha saudosa mãe Amine Daou Lindoso, minha esposa Vera Lindoso, minha filha Marina Lindoso de Castro. Minhas irmãs e tias. Um carinho especial para minhas amadas netinhas Maria Luísa, Maria Helena, Catarina e Isadora. E claro, às inúmeras professoras que tive, do primário à pós-graduação. E por fim, às minhas primas. Queridíssimas primas.