Amigos do Fingidor

sábado, 31 de janeiro de 2009

De John Donne a Caetano Veloso

Retrato de John Donne. Autor desconhecido.

De John Donne a Caetano Veloso o poema Elegia: indo para o leito, que O Fingidor (http://ofingidor2008.blogspot.com/) publica hoje, percorreu um longo caminho. Jogue trechos da "letra" (deixa que a minha mão errante adentre, atrás, na frente, em cima, em baixo, entre) num site de pesquisa e virão milhares de ocorrências com a reprodução da letra e da música "de Caetano Veloso". Mas a Internet não é uma moça confiável. Serei breve.

John Donne, escritor inglês, que viveu entre os séculos XVI e XVII, contemporâneo de Shakespeare, escreveu, entre outras coisas, poemas eróticos, na juventude, e carolas, depois de sua "conversão" – "entre o dom e a danação", como bem observou Augusto de Campos, tradutor de Elegia: indo para o leito, que teve fragmentos musicados por Péricles Cavalcanti.

Como vêem, o Caetano Veloso não entrou na história. Ele gravou? Sim, "Cinema Transcental", 1979. Mas ele também gravou Peninha, Odair José, Roberto Carlos, Orlando Silva, Vicente Celestino e outros monstros da falida MPB... Nem por isso as obras destes lhes são atribuídas. Não entrou, não.