Amigos do Fingidor

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Editora Valer terá programação especial na Feira do Livro de Manaus


(Divulgação)


A Editora Valer preparou uma programação especial para a segunda edição da Feira do Livro de Manaus. Durante o evento, que acontecerá de 8 a 12 de outubro no Studio 5, a editora realizará vários lançamentos. 


Para começar, no dia 8, às 18h, tem a apresentação do livro Regime das Águas, de Francisco Vasconcelos, que chega à quarta edição. A obra dá expressão ao pensamento caboclo.  O autor faz um registro do homem amazônico e de sua vida, do seu dia a dia cheio de esperanças e de desenganos; mas as inquietudes, preocupações e condicionamentos do caboclo são próprios de qualquer homem, de qualquer lugar. 

No dia 9, quinta-feira, às 18h, Zemaria Pinto lançará o infantojuvenil Viagens na casa do meu avô. Na obra, o autor conta as aventuras de Luna pelos cômodos da casa do avô: a gaveta embutida que se transforma num barquinho, o sofá que vira escorregador e a escalada a montanha de livros que existe na biblioteca. De acordo com o escritor Tenório Telles, a obra é “uma história sobre o processo de compreensão do mundo”.  

Soldados da borracha – Das vivências do passado às lutas contemporâneas, de Frederico Alexandre de Oliveira Lima, é o lançamento do dia 10, também às 18h. O livro recusa os marcos tradicionais que insistiram em ver a saga dos soldados da borracha encerrada no passado. O autor reivindica a atenção dos poderes públicos e o direito de reinserção na história.   


No sábado, dia 11, acontecerão dois lançamentos. Às 16h30, Wilson Nogueira apresentará Boi-Bumbá – Imaginário e espetáculo na Amazônia.  O livro nos ajuda a entender melhor o caldeirão cultural que é o Festival de Parintins. O autor mostra os vários aspectos do evento e situa o Boi-bumbá como manifestação cultural da Amazônia que é o desaguadouro do imaginário amazônico para o espetáculo midiático.  

Às 17h30, Cleber Sanches lançará Amazônia Mitos e Lendas – Seres encantados da floresta. A obra mostra como os seres mitológicos que habitam a selva amazônica defendem seu bem mais precioso, a vida selvagem. É uma bandeira de preservação da natureza, denotando a luta pelo equilíbrio natural do meio ambiente, contida no imaginário popular. Após os autógrafos, o autor participará de um bate-papo com o público.


Para finalizar, no domingo (12), Dia das Crianças, às 16h, Ana Celia Ossame lançará O planeta azul. A obra é uma narrativa sensível e humana em que as personagens Lelê e Carol se divertem com suas descobertas sobre a vida e o planeta em que vivemos.