Amigos do Fingidor

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Prosa & Panela – 2

        
  Tainá Vieira


Outro dia eu fiz uma coisa que não tenho o costume de fazer, embora a maioria das mulheres o façam, digo, as mulheres que cozinham. Eu cozinho. Era o dia de comer feijão; na minha casa come-se feijão uma vez na semana. Preparar o feijão não é uma tarefa fácil como parece. Primeiro antes de lavar os grãos, tem que catar ou escolher, isso significa retirar as impurezas que vêm no saco de feijão. Coloquei os grãos sobre a mesa e comecei a separar o joio do trigo, digo, comecei a separar o bom feijão do feijão estragado. Há vários tipos de feijão, varias cores, tem feijão preto, branco, vermelho e marrom; o meu era marrom. Da cor da terra. Às vezes vem pedra junto ao feijão, pedra tem cor de terra, fica difícil ver, por isso é necessário catar o feijão, antes eu só lavava, jamais havia feito o procedimento de separação do feijão bom do feijão estragado. Pode-se encontrar também milho junto ao feijão. 99% das pessoas já encontraram milho no feijão, e até mesmo outras espécies de grãos. E vem terra, literalmente terra, aquela terra cujo feijão foi semeado, onde ele nasceu, cresceu e depois, já maduro, foi arrancado pelas mãos calejadas do trabalhador ou por maquinas assassinas de grãos.
Ao trabalhador é concedido o perdão por esse ato cruel. Pobre feijão, não queria sair dali, do seu habitat, o pé de feijão. Não queria ir para a panela e depois para o estômago de pessoas insensíveis. Algumas pessoas são tão cruéis no ato de comer. Comem com pressa ou com os olhos fixos na tela da televisão ou do celular. Nem sentem o sabor dos alimentos. Não respeitam os alimentos e, nem agradecem por tê-los à mesa. Essas pessoas são incapazes de pensar em tudo o que os alimentos passaram para chegar até seus pratos e mais, não imaginam o modo como eles foram preparados, muitas vezes, estiveram numa cozinha suja, foram tocados por pessoas mal-humoradas, cheias de sentimentos ruis (o bom ou mau humor de quem prepara a comida, influencia o sabor e a digestão do alimento) e para lhe doer mais a vida, esses alimentos vão ter fim em corpos de pessoas ingratas. Qualquer alimento tem vida, assim como personalidade e sexo. O feijão é masculino. Vejamos o pé de feijão, é fálico e seus grãos são duros, por isso, usa-se a panela de pressão para preparar esse alimento. O principal elemento encontrado nele é o ferro, imprescindível para o sangue.  E quando já está pronto o seu sabor é bem forte, marcante, diria que é um alimento poderoso, como um macho mesmo, (entenda-se macho apenas como oposto de fêmea). Há quem coma somente o feijão numa refeição por ele ser assim, tão forte.  Eu sempre o preferi acompanhado de alimentos brancos que são femininos, mas isso é outra e longa historia. O que eu estou querendo dizer desde o inicio é que antes eu comia feijão uma vez por semana, agora sou defensora desses grãos tão mal-encarados e subjugados por algumas pessoas cruéis sem sentimentos. Apesar de toda sua masculinidade o feijão sofre tanto, dói-me ver homem sofrer.