Amigos do Fingidor

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Coxinha, mas de macaxeira



Pedro Lucas Lindoso

Não faz muito tempo, a Presidente da República discursou fazendo loas à mandioca. Com razão. Nada mais brasileiro do que a mandioca, a nossa macaxeira. Para o carioca é aipim. Certa feita, presenciei numa mesa de bar em Brasília, um discussão boba sobre o correto nome desse tubérculo, tão apreciado por todos os brasileiros e brasileiras, de norte a sul, de leste a oeste.
A variedade de produtos derivados da macaxeira é imensa. As farinhas apresentam-se de formas e sabores diversos, dependendo da região brasileira. Aqui, as preferidas são a ovinha, do Uarini e a branca ou amarela fina, para farofa.
Na Bahia, quanto mais fina for a farinha, mais prestígio e melhor preço.
A tapioquinha, feita da goma da mandioca, está altamente prestigiada entre os nutricionistas do Brasil. Não contém glúten ou farinha de trigo, o vilão das dietas modernas. E viva a mandioca!
Temos ainda o nosso delicioso tacacá, com base no tucupi, sumo da macaxeira.
A farinha de mandioca, diferente do sagu, que parece bolinhas, mas é mais duro e consistente, serve para tomar açaí e fazer “bolo podre”, o “pão de queijo” amazonense.
Nada mais brasileiro do que a farofa, nos seus variados sabores e diferentes receitas. O brasileiro típico adora futebol, carnaval, cerveja e farofa. E viva a macaxeira!
Em Manaus, nos lanches de rua, além da bôla e do ovo coberto, tem sempre a coxinha de galinha, feita com massa de macaxeira (no sudeste é sempre de trigo).
Um jovem empresário amazonense, bem sucedido e conservador, foi chamado de “coxinha”, por um sindicalista radical. No que ele respondeu:
– Sou coxinha, sim, mas de macaxeira.
Ideologias e posições políticas à parte, aí vai a receita de coxinha de macaxeira:
Ingredientes para a massa: 2 kg de macaxeira crua, uma xicara de óleo, uma colher de sal, quatro copos de agua fria, uma xicara de trigo. Ingredientes para o recheio: um peito de frango, um tomate picado, uma cebola picada, um cheiro-verde picado, sal a gosto. Ingredientes para empanar a coxinha: um ovo, farinha de rosca. Modo de fazer a massa: descasque a macaxeira, corte em pedaços grandes, coloque para cozinhar com água e sal, por 20 min. Depois amasse a macaxeira com um garfo, adicione o óleo para untar a massa. Deixar descansar por 30 minutos Para o recheio: corte o peito de frango, coloque para cozinhar com água e sal por 30min. Depois, triture o frango com uma faca, adicionando as verduras e os temperos levando ao fogo para refogar por 15min. Para formar a coxinha: Retire uma bola de massa, amasse na mão com trigo. Coloque uma colher de recheio e feche a massa formando uma coxinha. Passe no ovo e na farinha de rosca. Fritar em óleo quente.