Amigos do Fingidor

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O milagre do call center


Pedro Lucas Lindoso


Para o meu amigo Dr. Chaguinhas, os famosos call centers são a praga do milênio! Chaguinhas, que acha que o Português é uma língua suficientemente rica para evitar estrangeirismos, começa por abominar o nome em Inglês. Disse-me que recebeu um bilhete da secretária onde se lia: ”ligar para o cousenter”.  Mas conforma-se porque as opções em vernáculo seriam central de atendimento ou centro de chamadas telefônicas. Por serem locuções muito grandes acabariam virando siglas. Depois, se até em Lisboa e em todo Portugal usam a expressão call center, melhor mesmo se conformar. Com a expressão, mas não com a praga que são essas centrais.
De fato, ao ligar para a maioria dos call centers uma gravação nos submete às opções diversas. Disque um para isso, dois para aquilo. Antes de ouvir todas as diversas opções vou logo apertando a tecla 9 que é sempre para “falar com um dos nossos atendentes”. Pode ser um atendente ou uma atendenta. Geralmente é uma atendenta.  Que não foi uma boa estudanta senão estaria em um emprego melhor e menos estressante.
Já fui acordado às 6:00 horas da manhã por um call center do sudeste. A moça não sabia que em Manaus, no horário de verão, há uma diferença de duas horas para menos. Não sabia nem o que era fuso horário! Mas isso foi assunto de outra crônica.
Pois bem, call centers podem ser motivo de estress, mas podem também fazer milagres. Disse isso ao Chaguinhas que logo me perguntou a que tipo de milagre eu me referia. Disse-lhe que precisei agendar horário para um exame de ultrassonografia. Estou enfrentando a maratona de exames periódicos anuais.
Nem precisava ter me preocupado em agendar. Era por ordem de chegada. Mas valeu a pena pelo milagre! Ao dizer meu nome perguntou se Lindoso era com “S” ou “Z”. Até aí tudo bem. Depois quis confirmar o endereço. Era o mesmo. Depois o telefone. Também permanecia o mesmo. O telefone é esse mesmo, o senhor confirma? Sim, disse-lhe calmamente.
Aí aconteceu o milagre. A moça me perguntou: a data de nascimento continua a mesma? Tomei um susto. Mas resolvi arriscar o milagre: disse-lhe que não. Agora a data de meu nascimento é 13 de maio de 2000. Ela me pediu que eu confirmasse a data. Não tive dúvida. 13 de maio de 2000. Eis o milagre do call center. Tornei-me um jovem de 17 anos! Não sou mais um coroa do século passado. Nasci neste século, neste novo milênio! Viva o milagre do call center! Viva!