Amigos do Fingidor

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Bolero’s Bar – Prefácio

Zemaria Pinto

 

O Bolero’s Bar ficava na Cachoeirinha, acho que na esquina da Parintins com a Carvalho Leal. Não tenho nenhuma lembrança concreta do bar, mas o nome sempre me fascinou: algo entre o pecado e a tragédia. Eros e Tânatos. Talvez por causa das músicas que, eu imagino, tocavam lá. O Celestino Neto, que era vizinho, e foi quem me falou da localização, me disse que era isso mesmo: boleros e sambas-canções. Bregas, mas chiques: clássicos. Alguém me disse – olha o bolero aí, gente... – que o nome era Bolero Bar. Tudo bem, assumo o apóstrofo fictício. Aliás, os textos que passarei a publicar toda sexta-feira são paráfrases das canções cujos títulos tomei emprestados – e estão na playlist referenciada. Também não tem nada a ver com o livro do Wilson Bueno, bueno às pampas. O bar dele é outro. Tintim.