Amigos do Fingidor

terça-feira, 7 de junho de 2022

Idalina, a doula

Pedro Lucas Lindoso

 

Quando Tina, a neta de Idalina informou que estava grávida de seu primeiro filho, ela tomou um susto. Não esperava ser bisavó tão cedo. Custou a se acostumar com o título de vovó. Mas logo aceitou encantando-se com os netos.

Nunca tinha participado de um Chá Revelação. Achou tudo muito moderno e interessante. Foi informada que seria bisavó de uma garotinha. E que o nome seria Idalina. Recusou a homenagem, embora comovida.

– Não façam isso. Idalina é nome de velha. Ultrapassado. A garotinha vai sofrer bullying. Vai ser apelidada de Ida. Uma tragédia. Vão logo perguntar: e a Volta? Por favor, agradeço a lembrança, mas não façam isso com minha neta. No que Tina, retrucou:

– É bisneta. Logo Idalina se desculpou e disse que ainda não estava preparada para ser bisa. Uma coisa muito forte, ponderou.

Contudo, Idalina anda empolgadíssima com o nascimento da garotinha, que ainda não tem nome. De imediato matriculou-se num workshop “Puericultura do século 21”.

Foram para o curso Idalina, sua filha, avó da neném, e sua neta gestante. Afinal, havia cuidado da filha, da neta e não ficaria de fora de exercer os primeiros cuidados e dar orientações para os cuidados da sua bisneta. Ora, pois!

Idalina admite que os protocolos mudam e precisa ficar atualizada. Titia é uma pessoa antenada com a modernidade. Afinal foi ela quem ficou responsável pela organização do Chá Revelação. Foi a única que soube o sexo da neném antes do Chá.

No curso de “Puericultura do século 21” aprendeu que muita coisa está ultrapassada. Não passam de crendices. Não se usa pentes de madeira para massagear seios. Nem tampouco vapor de água para desempedrar. Hoje há aparelhos massageadores.

Os médicos também não recomendam o uso de cinta pelas mulheres no pós-parto. Idalina achou algumas novidades absurdas. A instrutora recomendou que se evitassem beijos nos recém nascidos. Há muitos vírus circulando por aí.  Idalina quis protestar. Mas calou-se.

No final do curso a instrutora recomendou que se contratasse uma doula. A doula é uma profissional que faz acompanhamento da gestante durante a gravidez, parto e pós-parto. É muito importante no parto e no pós-parto, pois cabe às doulas dar apoio, encorajar, oferecer conforto e suporte emocional. Principalmente às mamães de primeira viagem.

– Não precisa contratar ninguém. Vou fazer um curso para doula. Eu serei sua doula Tina.