Amigos do Fingidor

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Copas – eu vi Pelé jogar

Pedro Lucas Lindoso

 

Do alto de meus sessenta e cinco anos de idade, afirmo que essa será a minha décima sétima Copa do Mundo como brasileiro e fervoroso torcedor da seleção canarinho.

Sabemos que a primeira Copa do Mundo foi no Uruguai, em 1930. O país sede foi campeão. O Uruguai veio a ganhar novamente em 1950. Uma das copas mais tristes e traumáticas para o povo brasileiro. Foi uma grande decepção. Em pleno Maracanã. O nosso mais icônico estádio de futebol. O estádio estava sendo inaugurado.  O jogo de final foi contra o Uruguai. O gol uruguaio, ao final do segundo tempo, é um fato que o futebol brasileiro não consegue esquecer.

Meu saudoso tio Justino Baumann estava lá. Ele dizia que o mais impressionante foi o silêncio das pessoas ao sair do Maracanã. Um silêncio estarrecedor. Alguns choravam. Outros pareciam paralisados. Foi um trauma coletivo que até hoje é repassado de geração em geração. Para os aficionados em futebol, é claro. E são muitos os brasileiros. Possivelmente alguém jogou uma praga na seleção do Uruguai. Eles nunca mais foram campeões.

Para mim, a mais inesquecível das copas foi a de 1970. Eu era um garoto de 13 anos e morava em Brasília. Havia pouco tempo que a televisão no Brasil passou a ser em cores. Poucas pessoas tinham TV em cores. Anunciaram que seria armado um grande telão colorido no campus da UnB. Nenhum dos meus irmãos quis se responsabilizar por mim.

Um colega de escola, José Fernando, me convidou e seu pai aceitou me levar junto com o filho. Foi inesquecível. O Brasil foi tricampeão, como todos sabem. Ficamos com a Jules Rimet para sempre.  As comemorações aconteceram na 109 Sul. O Bar Beirute até hoje está lá. Possivelmente um dos mais antigos de Brasília. Fecharam a rua. Mas nessa fuzarca não me deixaram ir.

Meu tio Baumann morava nessa quadra. Do seu apartamento podíamos ver todo o movimento e a alegria do povo. O Brasil estava em regime de exceção. Muitas coisas eram proibidas. Havia uma censura forte. Inclusive de costumes. Um sujeito chamado Portuga ficou pelado em pleno Beirute. Toda a cidade comentou. Hoje não seria notícia.

Nossa seleção era formada por Félix; Carlos Alberto, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo, Gérson e Rivellino; Jairzinho, Pelé e Tostão. O técnico foi o famoso Zagallo. Esses jogadores conquistaram o planeta e mudaram o futebol mundial. Alguns são conhecidos em todos os cantos, como Pelé, ícone maior do futebol. Eu vi Pelé jogar!