Amigos do Fingidor

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Seleção, jogai por nós...

 Pedro Lucas Lindoso

 

Como todos sabemos, o nosso país está divido politicamente. A polarização é evidente. Infelizmente, vai continuar, mesmo com a definição do próximo presidente agora eleito.

Mas o importante é que temos uma coisa que nos une desde sempre: o futebol. Até mesmo as pessoas que não curtem assistir um bom clássico pela televisão. Tia Idalina, por exemplo, reclama toda quarta-feira. Ih! Hoje só passa jogo na TV. Mas quando chega a Copa do Mundo fica totalmente empolgada e envolvida. Desde a coleção de figurinhas da Copa até a decoração da casa para receber os sobrinhos em dia de jogo. Se diz “torcedora bissexta”. Só torce para futebol a cada quatro anos. E pelo Brasil, é claro.

Aqui em Manaus e em outros lugares do país, vizinhos se cotizam para enfeitar a rua com bandeiras e fitas com as nossas cores da seleção. É uma época de congraçamento e unidade. As divergências e fofocas são deixadas de lado. A Prefeitura de Manaus lançou o edital “Ruas da Copa 2022”, para escolha de até dez ruas e espaços públicos para a exibição dos jogos da Seleção Brasileira durante a “Copa do Mundo Fifa 2022”.

A Copa do Mundo 2022 começa no próximo dia 20 de novembro, com a partida entre Qatar e Equador. A Copa será realizada no Qatar. Os jogos vão acontecer em oito estádios, espalhados por cinco cidades. Será a primeira vez que a Copa do Mundo se realiza no outono do hemisfério norte. A razão é muito simples. No Oriente Médio as temperaturas ficam muito altas no meio do ano.

Na abertura, cada país participante irá portar orgulhosamente a sua bandeira.  Nos Estados Unidos a bandeira americana se sobrepõe acima das diversas raças, religiões e partidos políticos. Devemos procurar imitar os americanos nesse particular.

As cores verde e amarela pertencem a todos os brasileiros. A nossa bandeira é de todos. A copa será uma grande oportunidade para reunir os brasileiros em torno de um ideal belo e dignificante como o esporte. Li que os organizadores vão disponibilizar camisas da seleção a preços populares. Ótima notícia. Todos os brasileiros poderão se vestir com a nossa camisa com orgulho, independentemente da sua posição política.

Pelé dedicou seu milésimo gol às crianças brasileiras. Espero que cada craque dedique seus gols a todos os brasileiros, indistintamente. Jovens e adultos. Todos clamam pela união em torno da seleção canarinho. E peço, encarecidamente: jogai por todos nós, seleção!