Amigos do Fingidor

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Símbolo augusto da paz

    

Pedro Lucas Lindoso


No próximo dia 19 de novembro, vamos comemorar mais um Dia da Bandeira. Às vésperas da Copa do Mundo no Catar. Quando se fala na nossa bandeira, lembro-me de que levei uma aos Estados Unidos quando fiz intercâmbio. Ao mostrá-la ao jovem americano, na casa onde me hospedava, exclamou:

– Que bandeira linda! Mas, de repente, como se cometesse um ato falho, complementou dizendo que a bandeira americana era mais bonita. Para os americanos a bandeira é sagrada. Está acima das religiões, raças e partidos políticos.

Anos atrás, um cidadão americano , num ato de suposto protesto, queimou uma bandeira americana, em território americano. O país está acostumado a ver essa cena em protestos no exterior. Geralmente, em países onde os Estados Unidos fazem intervenção político-militar. Mas o ato cometido por um cidadão americano, dentro dos Estados Unidos, era inaceitável.

A opinião pública parecia unânime e queria ver o cidadão preso e condenado. Em nome da Liberdade de Expressão o assunto foi levado à Suprema Corte. Lá são nove membros. Em decisão apertada, por cinco a quatro, decidiram que era um protesto e em nome do Livre Pensar não poderia ser crime. A população ficou revoltada com sua Suprema Corte. Na mesma semana, outro cidadão, querendo seus quinze minutos de fama, fez o mesmo gesto transloucado. A imprensa ignorou-o por completo. O cidadão foi tido como louco e perdeu o respeito da família e da comunidade. A Suprema Corte respeitou o Princípio da Liberdade de Expressão.

Mesmo com o fim das eleições, nosso país continua dividido politicamente. O presidente eleito já deu sinal de que quer pacificar a Nação. Vamos começar nos unindo em torno de nossa bandeira. Nosso lábaro estrelado é de todos os brasileiros. Não é justo que só uma parte dos brasileiros possa cultuar a nossa bandeira. 

Aprendemos na escola a cantar o hino nacional. Aprende-se também o hino estadual, o hino da independência e o hino da bandeira. Que por sinal é muito bonito e infelizmente pouco conhecido.  

Vamos torcer pela seleção. Ela, como a nossa bandeira, é de todos os brasileiros. E seu hino nos convida à paz. Vejamos a primeira estrofe: Salve, lindo pendão da esperança, / Salve, símbolo augusto da paz! Tua nobre presença à lembrança / A grandeza da Pátria nos traz.

É sempre bom repetir: SALVE, SÍMBOLO AUGUSTO DA PAZ!