Amigos do Fingidor

terça-feira, 23 de maio de 2023

Educação Salesiana

 Pedro Lucas Lindoso

 

O dia 24 de maio é consagrado à Nossa Senhora Auxiliadora. A data é significativa para a Ordem dos Salesianos. A educação de crianças e jovens foi sempre uma prioridade e uma missão desafiadora para Dom Bosco.

No Brasil, os colégios Dom Bosco se especializaram na educação de rapazes enquanto os colégios Maria Auxiliadora das meninas. Hoje está tudo mudado e há uma integração entre eles. As escolas todas se tornaram mistas.

Entretanto, na qualidade de filho, irmão, sobrinho e afilhado de moças que foram educadas pelas freiras salesianas, digo que as ex-alunas do Colégio Auxiliadora são privilegiadas e diferenciadas.

Podemos identifica-las até pela caligrafia. Elas raramente têm letra “feia”. São moças dinâmicas, boas administradoras e excelentes profissionais. Qualquer atividade em que se dedicam o fazem com maestria e dignidade.

Se decidirem por ser esposas e mães podem facilmente conciliar com qualquer atividade profissional. Destacam-se em qualquer carreira, tanto na área pública quanto na iniciativa privada. Podem ser profissionais autônomas na medicina, direito ou engenharia. O sucesso é garantido. São também habilidosas em música e artes em geral.

Meu filho Fernando nasceu no dia consagrado à Nossa Senhora Auxiliadora e, coincidentemente, sua esposa Bruna também. Minhas netinhas com nomes de Maria Luísa e Maria Helena homenageiam Maria, nossa Mãe e Mãe de Deus.

Temos ainda a alegria de ter uma irmã de sangue freira salesiana. Ir. Liliana Maria Daou Lindoso vestiu o hábito salesiano e se dedicou a cuidar prioritariamente de moças em situação de risco pessoal e social. Junto à outras irmãs, fundou e tem administrado a Casa Mamãe Margarida. O nome da instituição é uma homenagem a mãe de Dom Bosco. Localiza-se no Bairro São José, aqui em Manaus.

Infelizmente, muitos homens se deixam dominar por instintos animalescos e abusam das mulheres. Quando as vítimas são crianças e adolescentes torna-se mais chocante e deplorável.

O trabalho da Casa Mamãe Margarida é dar orientação, estudo, profissionalização e principalmente suporte emocional para essas moças. O interessante é que, apesar de tudo o que passaram, elas dançam, cantam e sorriem.

Neste mês de maio quero homenagear a Ir. Liliana e todos que trabalham na Casa Mamãe Margarida e nas instituições salesianas. Que Maria, Nossa Senhora Auxiliadora, nos abençoe hoje e sempre.