Amigos do Fingidor

terça-feira, 9 de maio de 2023

Viva a República!

Pedro Lucas Lindoso

 

Sábado, 6 de maio de 2023. O mundo assiste pela televisão e pelas mídias diversas a coroação do Rei Charles III, da Inglaterra. A sua ascensão se deu no mesmo dia da morte da Rainha Elizabeth II. Todavia, a cerimônia de coroação, geralmente acontece meses depois do falecimento do rei ou rainha que antecede.

A Rainha Elizabeth II reinou por mais de setenta anos. Bateu todos os recordes de longevidade. Tornou-se uma das Chefes de Estado mais admiradas e respeitadas do planeta.

O Reino Unido é uma Monarquia Constitucional Parlamentarista. O governo é tocado pelo primeiro ministro. Os partidos ingleses majoritários são os Trabalhistas e os Conservadores. Quem faz a maioria monta o governo.

Grande parte dos países do mundo são republicanos. Há muitas ditaduras também. O interessante é que as monarquias, principalmente as ocidentais, tem espeque em constituições bastante democráticas.

Na Inglaterra, os monarquistas dão o seu suporte à família real explicando que a Monarquia é garantidora da democracia, pois a perenidade dos chefes de estado resulta em estabilidade política e social. Além de fomentar a fantástica indústria do turismo.

A Rainha Elizabeth II cumpriu muito bem esse papel. Inclusive, evitando um golpe de estado maquinado por Lord Louis Mountbatten e banqueiros conservadores. O plano seria afastar o Primeiro Ministro Harold Wilson, do Partido Trabalhista, que acabou governando a Inglaterra por dois períodos. Nos anos de 1960 e 1970.

A Rainha Elizabeth II sempre foi de total discrição em assuntos de governos e política pública, como determina a constituição Inglesa. Quero crer que o novo Rei não será tão discreto. Charles III foi um dos primeiros homens públicos a se manifestar em termos de Ecologia e Proteção Ambiental. Tendo sido criticado injustamente por conversar com plantas.

Seu herdeiro é seu filho mais velho William. A Família Real tem passado dissabores com Harry, o filho mais novo de Charles III. O rapaz casou-se com Meghan Markle, plebeia americana, que o tem influenciado negativamente. Desde Caim e Abel, alguns desentendimentos entre irmãos é fato bíblico. Harry fez comentários constrangedores sobre seu irmão, a madrasta e outros membros da realeza. Inclusive expondo a família negativamente em um livro e documentário da Netflix.

Desejamos vida longa ao Rei Charles III. No Século 19 fomos uma monarquia aqui no Brasil. Mas, por enquanto os brasileiros continuam gritando: viva a República!