Amigos do Fingidor

terça-feira, 2 de maio de 2023

Cachinhos Dourados

Pedro Lucas Lindoso

 

Uma das grandes alegrias da maturidade é ser avô. Das formas de amor experimentadas pela vida, talvez o amor aos netos e netas seja o mais sublime, o mais edificante. Todas as idades têm suas coisas boas e ruins. A terceira idade também é um tempo de realizações. Mas claro, temos muitas limitações e atropelos. Deus, porém, nos dá netinhos e netinhas como compensação aos entraves da velhice.

Especialmente quando você tem uma netinha linda como Maria Helena. A princesinha é dona de expressivos olhos azuis e cabelinho com adoráveis cachinhos dourados.

Perguntei para tia Viviane, que conta estórias para crianças, quem era essa menina chamada Cachinhos Dourados. Que anda famosa nos últimos tempos. Claro que além de Maria Helena, há outras garotinhas com o privilégio de possuir cachinhos. Dourados ou castanhos, o charme é um só. Tia Viviane me disse que havia uma garotinha que vivia próximo a uma floresta. Muito vaidosa, ela tinha os cabelos loiros e cacheados, por isso era chamada de Cachinhos Dourados. Fizeram um filme com ela. Por isso ficou tão famosa.

Maria Helena vive próximo à uma floresta e também tem cachinhos dourados. Muito linda, vaidosa e muito simpática. Mas mora em Manaus, uma cidade rodeada pela maior floresta do planeta. A floresta amazônica.

Há muitos anos atrás, era muito comum as meninas usarem cachinhos. Depois veio a moda das chapinhas e alisamentos. Uma pena. Parece que as meninas e as moças têm deixado de lado essa mania de esticar o cabelo. Vejo com alegria muitas garotas e jovens usarem com orgulho seus cabelos encaracolados. O que os americanos chamam de “natural curly hair”. Cabelos naturalmente encaracolados.

Eu acho minha netinha Maria Helena, com seus cachinhos dourados, um charme só. Quando eu era jovem as garotinhas usavam muito os cachinhos.  Havia uma garotinha muito famosa, que aparecia em revistas em quadrinhos e desenhos animados. A Luluzinha.

Luluzinha é uma menina muito esperta. Gosta de aprontar várias peripécias. Ela sempre se preocupa em manter na linha seu amigo Bolinha e sua turma. Possivelmente, ela foi a primeira garota “empoderada”, quando ninguém falava nisso. Ela inventa histórias de aventura. É inteligente e tem personalidade forte. E claro, nas estórias aparece sempre com cabelos com cachinhos. A diferença entre Luluzinha e Maria Helena é que uma tem cachinhos castanhos e outra tem cachinhos dourados. Viva os cachinhos!