Amigos do Fingidor

domingo, 12 de junho de 2011

Espuma e vento, sol e mar

Jorge Tufic


Bernardo Neto é voz e letra, afeto e melodia. Louve-se, também, o intelectual sempre voltado aos livros, do amigo atencioso, do poeta invulgar que assume o conteúdo e a forma do mais autêntico cancioneiro da Barra do Ceará, uma extensão apenas de sua temática envolvente. Mas é neste flanco histórico da Conquista dessas terras litorâneas e sertanejas, até onde se respire aqueles ares bucólicos das serras, que ele se deixa rolar, com força total, pelas ondas da eternidade.

Estando num lançamento de livros na UFC, fui atraído, certa feita, por uma estranha e agradável modulação que partia de sua garganta abençoada pelos pássaros, e esta foi a senha para que nossas mãos se tocassem, velhos conhecidos que já éramos de tempos imemoriais. Agora Bernardo comparece ao meu escritório da rua São Paulo, onde me oferta este álbum sob todos os aspectos belíssimo, quer pelas ilustrações e letras de suas parcerias, quer pelo substrato das opiniões de amigos e admiradores, num crescendo que vai da prosa poética aos murmúrios de ternura que falam da história, sem perder de vista as altas virtudes do cantor e do grande rapsodo das origens do Ceará, entre poemas e canções embaladoras.

Quedo-me, pois, a ouvir esse poeta que ama sua terra, verdadeiros encantos de exaltação ao sol e ao mar, passo a passo imortalizados neste álbum cujo título, Barra do Ceará, poemas & canções, faz jus ao talento e à glória do grande artista que veneramos. De ouvi-lo, portanto, aprendo mais sobre a terra, a colonização, deste braço de oceano; deslumbram-me, também, as águas prateadas, a nostalgia e o mistério.