Amigos do Fingidor

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Amazonas: natureza e ficção

Como escrever a Amazônia? Como expressar literariamente esse espaço natural excessivo, gigantesco, sublime? Que natureza emerge da escrita de autores viajantes no Amazonas ou amazonenses no século XX, até a década de 1970? De que forma esses escritores se relacionam com seus precursores em âmbito regional, nacional e internacional? Como escrever sobre as margens, tendo-as como local de enunciação? São estas as questões centrais que este livro se empenha em responder a partir de uma perspectiva comparatista, contando com contribuições de áreas como a História e a Sociologia, bem como abordagens críticas contemporâneas, entre elas as teorias pós-coloniais e a ecocrítica. Esse embasamento teórico, aliado à capacidade crítica e ao estilo ensaístico primoroso de Allison Leão, torna esta análise da ficção de alguns “intérpretes da Amazônia” uma contribuição importante para os estudos literários e culturais sobre a região.

(Do prefácio de Eliana Lourenço de Lima Reis)
O professor Allison Leão convida para o lançamento do seu livro Amazonas: natureza e ficção. Trata-se do resultado maior de sua pesquisa de doutorado, realizada na UFMG entre 2004 e 2008, e agora coeditado por Annablume e Fapeam.
 
O lançamento acontecerá nos altos da Livraria Valer, na Rua Ramos Ferreira, 1195, Centro, Manaus, às 19h do dia 14 de dezembro, quarta-feira próxima.

Na ocasião, o livro será vendido ao preço de R$ 25,00. Depois disso, será comercializado pela Livraria Valer e pela LUA-UFAM. Em todo caso, já está disponível no catálogo da Editora Annablume, no seguinte link:

 
Sobre o autor
 
Allison Leão é professor de Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes na mesma instituição e do Programa de Pós-graduação em Letras na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Em 2002 concluiu o mestrado em Sociedade e Cultura pela UFAM, quando estudou representações da cidade na poesia de Aldisio Filgueiras. Em 2008 defendeu a tese Representações da natureza na ficção amazonense, no Poslit/FALE/UFMG, doutorando-se em Literatura Comparada.

É autor de Jardim de silêncios (2002) e O amor está noir (2004), contos.