Amigos do Fingidor

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Quincas Borba por Tenório Telles, na Quarta Literária



A Livraria Valer tem a satisfação de convidá-lo(a) para a Quarta Literária que acontecerá dia 07 de dezembro, no Espaço Cultural da Livraria Valer, situado na Rua Ramos Ferreira, 1195 – Centro. O evento terá início às 16h30, com a exibição do filme Quincas Borba. Em seguida, às 18h30, terá início a palestra sobre a obra “Quincas Borba”, de Machado de Assis, ministrada pelo professor Tenório Telles. A entrada é franca.

A Quarta Literária é um encontro mensal entre escritores, professores, estudantes e leitores, em que são discutidos temas ligados à literatura, às artes e à cultura em geral, firmando-se como um espaço para geração de novos conhecimentos e diálogo intelectual. Após as discussões hverá sorteio de livros e é servido um coquetel. Promovida há doze anos pela Livraria e Editora Valer, a Quarta Literária de 2011 é especialmente dedicada aos clássicos da literatura com o ciclo de palestras intitulado Série Clássicos: Obras que mudaram o mundo.

O encontro acontecerá dia 7 de dezembro e terá início às 16h30, com a exibição do filme “Quincas Borba”, de 1987, com Direção e Roteiro direção de Roberto Santos. Em seguida, às 18h30, terá início a palestra sobre a obra “Quincas Borba”, de Machado de Assis, ministrada pelo professor Tenório Telles.

O palestrante enfocará os aspectos marcantes da obra literária de Machado de Assis, com ênfase no romance “Quincas Borba”. Sua análise toma como referência o contexto histórico e literário, bem como os aspectos biográficos do mestre do Cosme Velho. Tenório Telles apresentará a tese de que o referido livro de Machado é emblemático da sua produção ficcional, na medida em que contém todos os temas que serão problematizados em suas outras obras. A partir da análise da trajetória das personagens principais de “Quincas Borba”, especialmente Rubião, o cachorro Quincas Borba, Palha e Sofia, o palestrante sustenta que os mesmos são representativos dos valores e posições sociais da época. Portanto, são personificações dos interesses da sociedade brasileira do Segundo Império. Para Tenório Telles, o romance de Machado é mais que uma ficção – é também uma descrição de caráter filosófico-social do Brasil na segunda metade do século XIX.

Além disso, o escritor Tenório Telles enfatizará a atualidade de Machado de Assis e de sua obra, considerando os temas fundamentais de seu trabalho criativo: a morte, a solidão, a loucura, o ciúme, a ingratidão, as relações sociais baseadas no interesse e no dinheiro e o fascínio pelo poder. A partir desses elementos, fará aproximações entre a obra machadiana e o nosso tempo.



Sobre o palestrante

Tenório Telles é licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas, onde também bacharelou-se em Direito. É como pesquisador incansável e crítico literário que, ao longo dos anos, produziu trabalhos sobre literatura brasileira e regional. Descobridor de inúmeros talentos literários, Tenório lançou centenas de novos autores, fora os já conhecidos e consagrados da literatura que se produz na Amazônia. Intelectual destacado de sua geração, atualmente é vice-presidente da Academia Amazonense de Letras. É autor, entre outras obras, de “A derrota do mito”, “Introdução à literatura brasileira”, “Viver”, “Canção da esperança & outros poemas” e “Os passarinhos e outros bichos”.


Evento: Quarta Literária (exibição de filme e palestra)

Palestra: Quincas Borba, de Machado de Assis

Palestrante: Tenório Telles

Filme: Quincas Borba

Promoção: Livraria Valer

Data: 7 de dezembro de 2011

Horário: A partir das 16h30

Local: Espaço Cultural Valer – Rua Ramos Ferreira, 1195 – Centro

Contatos: Valer – (92) 3635-1324 / Palestrante: tenoriotelles@hotmail.com / 8124-6478

Entrada: Franca