Amigos do Fingidor

terça-feira, 17 de junho de 2014

Do escrever




                                                                                                 Tainá Vieira

Sêneca disse que devemos evitar somente ler ou escrever, pois se fizermos uma só coisa não saberemos administrar ou digerir.  Temos que dar tempo e espaço justo tanto para a leitura quanto para a escrita. A leitura exige que reflitamos sobre o que estamos lendo. A escrita requer tempo e aprimoramento. São duas ferramentas necessárias para construirmos a nossa própria casa de conhecimento e aprendizagem. É necessário lermos e muito, a leitura nos leva e nos traz o que mais precisamos realmente: a sabedoria. A escrita, não são todos que a praticam, no entanto a escrita tira-nos do cotidiano monótono e nos dá uma visão diferente do mundo. Podemos criar um novo mundo com nossas ideias e pensamentos.  Na escrita cada um é o dono de si. E isso é bom para o ser humano que vive preso num mundo convencionado por Deus e pelos restos dos mortais. Ainda que a escrita não seja uma tarefa fácil, ainda sim, vale a pena tentar.
Há momentos na vida da pessoa que escreve, não digo do escritor, porque eu não pertenço a essa categoria, tenho uma teoria para classificar ou especificar um escritor, há momentos que às vezes parece ficar tudo paralisado. As ideias estão na cabeça, tudo parece fluir e algo contagiante vibra por dentro, como se dessa vez aquele que escreve fosse criar, finalmente a sua obra prima. Ilusão! Aquele que escreve vai para a frente da máquina de escrever ou do computador, abre uma página em branco e passa horas olhando para ela, conversa e até sorri para ela e nada, suas mãos não param, vagam pelo espaço, mexem em tudo, um livro, um copo de café, um copo de água, ajeita um quadro, mas começar a escrever que é bom nada.
Para mim tudo é tão difícil, aí eu fico pensando como um escritor escreve, será que recebe um pensamento, por exemplo, ele sente vontade de escrever um conto ou um poema e começa a escrever e pronto? Ou passa horas tentando e tentando? Às vezes eu me pergunto, se escrever é um dom, a pessoa nasce com aquilo e vai desenvolvendo, se aprimorando. Na minha opinião, eu penso que a pessoa recebe sim algum tipo de ajuda para ser escritor. Sei lá, não é possível, conheço alguns escritos que são divinos, coisas que eu gostaria de ter escrito. Mas conheço outros, que eu faria mil vezes melhor, olha que nem sou escritora de verdade. Já desisti disso faz tempo, desde o primeiro dia que tentei escrever.
Deveria existir faculdade para escritores, pois todo mundo quer ser, mas por mais que se esforce jamais será considerado um bom escritor. Deveria ser sim, pois, uma pessoa nasce e tem vontade de ser médico, leva até o jeito, mas enquanto não for estudar medicina, essa pessoa não será medico, assim o escritor. É logico isso. Deveria ser assim!!! Eu conheço o Juquinha, ele é muito amigo meu, de verdade. Ele se diz poeta, só que na verdade, o Juquinha não sabe nem o que é uma estrofe. Ou contar as silabas poéticas, o que ele faz é uma frase em cima da outra e quando já está de bom tamanho, ele apresenta e chama de poema, e ainda vai para escolas ou bar, declamar os seus poemas, e o pior é que as pessoas adoram. E o Juquinha, mal sabe ler e escrever. E aí, é dom? Precisa da faculdade? Agora fiquei sem ação! Na verdade não fiquei, porque o Juquinha é um péssimo poeta, já falei de milhões de vezes isso pra ele, mas ele finge não me ouvir.

Na verdade, eu já conheci muitos escritores sim, mas escritores de verdade só alguns. É complicado explicar, a lógica não tem explicação. Isso faz parte da vida. Das teorias da vida.  Eu conheci o Luiz Bacellar, ele era poeta. E conheci mais uns dois da mesma terra do Bacellar.  Também já li Sêneca, Camões, Dante, Machado, Bandeira e outros.  Esse mundo da escrita é vasto, há muitos escritores para escolhermos e elegermos como os nossos favoritos, esses seres nos passam ensinamentos que valem a pena. Ler é essencial e que bom que existem esses escritores para lermos. Quando lemos seus escritos fazemos viagens inesquecíveis. Quanto à escrita, que bom que eles deixaram tudo escrito para nós, assim não tentamos copiá-los, pois é uma tarefa árdua e quase impossível.  Já a leitura, para quem gosta, é como amar e ser amado.