Amigos do Fingidor

terça-feira, 19 de maio de 2015

Perde e sai


Pedro Lucas Lindoso


Hillary Kathyanne anda deveras atarefada desde o início do Peladão.
O campeonato existe há mais de 40 anos. Hillary é diretora de um dos 737 times inscritos neste ano.
Além de mostrar qual o melhor time de futebol amador de Manaus, o Peladão vai eleger a musa mais bonita das equipes. Portanto, não basta ser só bom de bola. O time precisa de uma garota bonita e disciplinada para se tornar a Rainha do Peladão e virar celebridade.
Hillary já foi musa de seu time. Só uma vez, por insistência da galera. Ela diz que não é sua praia. Gosta mesmo é dos bastidores.
Como diretora financeira, já organizou inúmeras feijoadas para angariar verba para o time. Todas animadíssimas. A única feijoada de triste memória foi no ano de 2010. Hillary namorava um tão de Chicão que, com ciúmes do centro avante Robert Masterson, quase acaba com a festança.
Mas durante o campeonato não conte com Hillary para nada a partir de sexta-feira. Os jogos acontecem sábado à tarde e domingo pela manhã. Mas já na sexta começam as estratégias de apoio ao time.
Um jornal local patrocinador do evento publica, toda sexta-feira, um encarte com o horário dos jogos, classificação, fotos das meninas e notícias gerais do campeonato.
Sábado pela manhã tudo tem que estar organizado. É preciso providenciar água, gelo, laranja e banana para os jogadores.
Hillary tem a função de fazer os cartões de falta, de cores amarelo e vermelho. Não existe juiz fixo no Peladão. Os árbitros e assistentes são indicados pela comissão organizadora, geralmente dentre outros times que disputam o peladão.
Esse ano Hillary conseguiu, além do patrocínio de uma loja de material de construção, o apoio de um lanche famoso do bairro. Pode finalmente mandar fazer camisas para toda a torcida.
O time já passou pela primeira fase e também conseguiu sair-se bem na segunda. Está entre os 100 melhores. O que já é uma vitória.
Mas a coisa não é fácil. Às vezes falta jogador e o pessoal tem que correr atrás do caboclo faltoso. Ou o cara está bêbado ou simplesmente sumiu. È uma agonia.
Domingo passado foi triste. Passada a primeira e segunda fases, começa o “perde e sai”. E o time de Hillary saiu.
Mesmo assim não faltou cerveja e o pagode de sempre, na casa do presidente. As esperanças para o próximo campeonato se renovam, na confiança do time ser campeão e convencer Hillary a desfilar de biquíni, como musa do peladão.