Amigos do Fingidor

terça-feira, 5 de maio de 2015

Sonata de passarinhos



Pedro Lucas Lindoso

         O assunto é passarinho. Mas não vou falar sobre a mortandade dos periquitinhos na Avenida Efigênio Salles. Assunto já requentado. E de morte, este ano já tivemos a do poeta Manoel de Barros, o poeta passarinho. “Quero a palavra que sirva na boca dos passarinhos”. Há muito mais em sua obra. Com certeza está no Céu.
         Outro grande poeta que disse ser passarinho foi Mário Quintana: “Eles passarão. Eu passarinho.”
         Além dos poetas passarinhos, conheci o Ministro Jarbas Passarinho. Passou pelas minhas mãos, no Departamento de Assuntos da Cidadania, do Ministério da Justiça, carta enviada ao então ministro: Excelentíssimo Senhor Jarbas Pássaro. Um cidadão não se sentia íntimo o bastante para chamá-lo de Passarinho.
         Quando menino, aqui em Manaus, nos anos 1960, cheguei em casa, na Rua Henrique Martins, com uma baladeira. Comprada pelas bandas do Mercadão Adolfo Lisboa. Meu pai a confiscou, com uma conversa definitiva:        
         – Não mate os passarinhos. Seja como São Francisco que falava com os pássaros e os bichos. Ainda bem que não havia aprendido a usar a tal baladeira. Nunca matei passarinhos. Ao contrário, como na canção “Paz do meu amor”, sou e sempre fui um “menino passarinho com vontade de voar”.        
         Naquela época, Manaus não era uma metrópole. O lugar mais longe do centro era o bairro com nome de passarinho – Bairro do Japiim. Dizem que o japiim imita o canto dos outros. Será que imita o uirapuru?
         Não se pode falar de pássaros sem mencionar o Uirapuru. Seu canto, puro e delicado, soa como o de uma flauta tocada por um flautista encantado. Quando canta, a Floresta Amazônica silencia em reverência ao mestre dos pássaros.

         Por último, mas não menos importante, há que se falar sobre os pombos. Eles nos remetem a paz. Estamos no Advento. O Menino Deus nasce humildemente numa gruta em Belém da Judeia, para nos trazer paz. Cristo trouxe a paz e nos deu a Sua Paz. Representada por um pássaro: a paloma da paz.