Amigos do Fingidor

terça-feira, 25 de outubro de 2016

PT SAUDAÇÕES


Pedro Lucas Lindoso

Um jovem me pergunta a origem da expressão PT SAUDAÇÕES. Digo-lhe que no século passado, a ECT – Empresa de Correios e Telégrafos ganhou rios de dinheiro com telegramas.
 Decreto de 1895, de Prudente de Moraes, concedeu 30 anos de exclusividade ao Sir Richard J. Reidy, representante da Amazon Telegraph Company. Isso, nos áureos tempos da borracha. Também com grandes lucros. Nesse caso, para os súditos do Império Britânico.
Quando não havia computadores pessoais, nem internet, nem e-mails, ou WhatsApp, a comunicação mais rápida e urgente era feita por telefone ou por telegramas.
 Aprendia-se, no antigo Ginásio, hoje ensino fundamental, a fazer redação, composição, carta comercial e telegramas. Fui ensinado que não se usava preposição nem pontuação em telegramas. Ponto era PT, vírgula, VG. Exemplo de telegrama comercial urgente: DIRETOR VISITARÁ MANAUS PT AVISAR MOTORISTA VG SECRETARIA PT SAUDAÇÕES. (Nessa época o Partido dos Trabalhadores nem existia).
Era muito comum e de bom tom, enviar telegramas de felicitações em aniversários, casamentos e bodas.  Principalmente por se morar em outra cidade.
Era também usual enviar telegramas de pêsames. Aderson de Menezes, amigo irmão de meu pai e meu padrinho, faleceu em Brasília. Há mais de 40 anos. Lembro-me de tia Lúcia Menezes, auxiliada por minha mãe, sua comadre, abrindo dezenas e dezenas de telegramas de pêsames. Ambas em lágrimas. Os telegramas eram em sua maioria vindos de Manaus. Aderson de Menezes, jurista emérito, foi o primeiro reitor da Federal do Amazonas.
Hoje as famílias enlutadas recebem condolências por e-mail, via facebook ou WhatsApp.
Minha filha casou-se recentemente. Recebeu um único telegrama de uma amiga minha de Brasília. Para espanto de meu genro que nunca havia recebido mensagem por essa “rede social” chamada telegrama.
Terminando as explicações ao jovem midiático do século XXI, disse-lhe que, antigamente, bem antes do partido político existir, quando se queria terminar um assunto, uma conversa, dizia-se: PT SAUDAÇÕES.