Amigos do Fingidor

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Quando setembro vier



Pedro Lucas Lindoso

Ana Lúcia e Luciana são duas irmãs. Senhoras distintas e educadas. São muito amigas e sempre moraram perto uma da outra. Ajudam-se mutualmente e sempre se entenderam muito bem. Dia 5 de setembro é feriado no Amazonas. Dia 7 é nossa Independência. Portanto, nós amazonenses temos um grande feriadão. Todo setembro, Ana Lúcia e Luciana levam os filhos para passear em Fortaleza. Ficam no apartamento da família.
Há um filme antigo, dos anos 60, “Come September”, estrelado por Rock Hudson, em que um americano rico é dono de uma casa de campo na Itália. O ricaço só aparece por lá em setembro. O caseiro transforma a propriedade em um hotel nos meses em que o patrão não visita o lugar. Temos ainda a bela Gina Lollobrigida, que faz par com Rock Hudson.
O filme não tem nada a ver com Ana Lúcia e Luciana, exceto o fato de que todo setembro, quando elas chegam com a família em Fortaleza, têm a sensação de que as pessoas que administram o apartamento andaram aprontando. Tal qual o caseiro do filme.
Enquanto Ana não está nem aí, mesmo porque nem se lembra do que há no apartamento, Luciana fica angustiada. Procura saber o que houve. Porque quebraram isso. Onde foi que deixaram aquilo.
Ana é “light”. Luciana é toda preocupada. Enquanto Ana curte a cidade, levando os netos para a praia, Luciana dá uma de Sherlock Holmes para descobrir o que fizeram com parte do faqueiro da família.
Há um velho carro que pertenceu ao patriarca já falecido. O carro, apesar de bem conservado, é antigo. Ana não se intimida. Dirige o carrão para cima e para baixo. O carro deu o prego porque Ana se esqueceu de abastecer. Foi socorrida pelo genro de Luciana que chegou à praia a tempo de evitar que ela fosse assaltada.
Neste ano, a turma deveria ter chegado a Fortaleza dia 30 de agosto. Encarregada de comprar as passagens, Ana Lúcia se confundiu e comprou para o dia 31 de agosto. Foram todos para o aeroporto no dia 30. Uma confusão em meio à confusão nacional do impeachment da Dilma.  Frustração total. O voo era para o dia 31. Voltaram todos para casa. Ainda bem. Acostumado a receber o pessoal nos primeiros dias de setembro, o cearense que cuida do carro andou aprontando. Ninguém sabe ainda o que foi. Vão saber quando setembro vier. Mas agora só em 2017.