Amigos do Fingidor

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Tratado ético de Hipócrates


João Bosco Botelho


No fantástico livro Tratado Ético, no capitulo “A Lei”, Hipócrates afirma no primeiro parágrafo:
“A Medicina é de todas as profissões a mais nobre, e, entretanto, por ignorância dos que já a exercem e a julgam superficialmente, ela é apresentada no último plano... Mas as coisas sagradas se revelam somente aos homens sagrados, sendo proibido de ensinar aos profanos e aos que não são iniciados nos mistérios da ciência”.
Parece não haver dúvida do fato que os teóricos da Escola de Cós, ao mesmo tempo em que afastavam as ideias e crenças religiosas das práticas médicas, mantiveram o aspecto sagrado da Medicina.
Um dos vestígios históricos mais impressionantes dessa ligação da Medicina com os ritos do panteão grego é a data de comemoração do dia do médico – 18 de outubro, que corresponde, na mitologia grega, ao dia em que o deus-médico Asclépio, filho de Apolo, era celebrado na Grécia Antiga.
Asclépio, o deus protetor da Medicina, também taumaturgo, filho também da bela Corones, era festejado no dia 18 de outubro. Asclépio foi educado pelo centauro Quirão para ser mais cirurgião do que médico, talvez para proteger os cirurgiões, já que naquela época as complicações das cirurgias eram mais frequentes, se comparadas com as práticas médicas não invasivas.
 Ainda sob a perspectiva de proteger a vida, a construção do panteão de Asclépio deixou o legado de duas filhas, Hígia e Panaceia, vinculadas aos tratamentos clínicos, e dois filhos, Podalírio e Macaão, citados por Homero, que se distinguiram como cirurgiões na guerra de Tróia.
Nos séculos seguintes, Asclépio também representado por uma serpente enrolada num bastão da madeira, recebeu fama inimaginável, algumas vezes promovendo ressurreições dos mortos e curando todos os doentes que não conseguiam a saúde pelos favores de outros deuses e deusas. Contudo, temendo que a ordem do mundo fosse alterada pelas ressurreições, Zeus determinou a morte de Asclépio com os raios dos Ciclopes.
Mais uma vez, a mitologia grega se ajustava à realidade do cotidiano: ressuscitar os mortos não faz parte da natureza do mundo!
Esse conjunto teórico da ética médica manteve estrita ligação com o Direito, ambos valorizando a vida, vigiando e punindo práticas que pudessem prejudicar a saúde de qualquer pessoa.
A presença dessa busca é abundante e densa de conceitos éticos e morais que integravam o homem à polis, na Grécia do século 4 a.C., no livro de Platão, As leis, e nos de Aristóteles, A Política e Ética a Nicômaco.