Amigos do Fingidor

terça-feira, 20 de março de 2018

O maior cunhado do mundo



Pedro Lucas Lindoso


O político brasileiro Leonel Brizola foi governador do Rio Grande do Sul. Após o exílio, retornou à vida pública como governador do Rio de Janeiro. Brizola era cunhado do presidente João Goulart, deposto pelos militares em 31 de março de 1964. Apesar de correligionário e cunhado do ex-presidente, Brizola teria afirmado que: “cunhado não é parente”.
Meu amigo Dr. Chaguinhas acha que Brizola estava certíssimo. Após a morte de sua sogra, o irmão mais novo de sua esposa aboletou-se em sua casa. O rapaz é nem-nem. Nem trabalha nem estuda. Segundo Chaguinhas, o moço é sem noção. “Metido, enxerido e apresentado”, como diz o caboclo amazonense. Chaguinhas também acha que cunhado não é parente e já solicitou que o rapaz se mude de sua casa o mais breve possível.
Já um ilustre magistrado conhecido de Chaguinhas, muito zeloso e ético, deu-se por impedido num processo judicial entre duas empresas de energia. Motivo: verificou que o nome de um dos seus cunhados constava do substabelecimento de procuração de uma das partes, entre dezenas de outros advogados.
Afinal, Brizola tinha ou não razão?  Cunhado é ou não parente?
Vejo com alegria que minha filha e minha nora se tratam carinhosamente de “cunha”, diminutivo moderno de “cunhada”.
Também tenho uma cunhada que muito admiro e de quem sou fã. Maria José Silveira, esposa de meu irmão mais velho, Felipe Lindoso. Zezé, como a tratamos carinhosamente, é uma escritora fenomenal. Tem vários romances publicados, entre eles “A Mãe da Mãe de sua Mãe e suas Filhas”, com o qual recebeu o Prêmio Revelação da APCA, 2002. O romance mostra a história de uma linhagem de mulheres ao longo dos 500 anos da história do Brasil. A minha cunhada querida agora é sucesso nos Estados Unidos com a publicação de “Her Mother's Mother's Mother and Her Daughters”. Podem adquirir pela Amazon.
E quando o assunto é cunhados e americanos, lembrei-me de inusitada pergunta de um diplomata americano em Brasília. O que seria “concunhado”?
Com razoável conhecimento de Inglês, fiquei impactado. Não consegui uma tradução literal. E em dúvida. Seria o marido da irmã de sua mulher ou o irmão de seu cunhado, marido de sua irmã? Em Inglês não existe a palavra concunhado.
Se para Brizola e Chaguinhas cunhado não é parente, a fortiori, concunhados!
Para os católicos, as freiras são esposas de Jesus. Tenho uma irmã de sangue que é religiosa salesiana. Sem querer cometer heresia: eu e meus irmãos temos o maior cunhado do mundo!