Amigos do Fingidor

terça-feira, 6 de março de 2018

Separar: catar e flutuar



Pedro Lucas Lindoso


Aparentemente os verbos catar e flutuar não têm nada em comum com separar.
Separar significa principalmente desunir, apartar, isolar, afastar um do outro. Já catar significa buscar, procurar; pesquisar, escolher, selecionar.
Deixemos o flutuar para depois.
Há um conhecido ditado que diz “separar o joio do trigo”. Alguns não sabem que a origem é bíblica. Muitos textos bíblicos se tornam provérbios. Segundo o Evangelho de Mateus, durante o Juízo Final, os anjos vão separar o joio do trigo. Ou seja, separar os bons dos maus.
Havia um tempo em que as cozinheiras tinham que “catar” o feijão. Hoje a indústria já entrega o feijão “catado” ao consumidor urbano. Sobre o assunto, João Cabral de Melo Neto escreveu magistral poema, com precioso exercício de metalinguagem. E nos brindou com esta maravilha:

Catar feijão se limita com escrever:
Joga-se os grãos na água do alguidar
E as palavras na da folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.

Porque me lembrei desse poema? É tempo de castanha! Um dos meus tios tinha um castanhal, no rio Madeira. Conversando com um primo nascido por lá, me contou o seguinte.
Depois de coletadas, retiradas do ouriço e colocadas em cestas, as castanhas são levadas para o rio, onde são mergulhadas. Aquelas que flutuam não prestam e são descartadas. As boas são colocadas em sacos e levadas para a sede do Castanhal.
Se João Cabral fosse amazônida e não nordestino, poderia ter feito assim:

Lavar castanha se limita com escrever:
Jogam-se as castanhas na água do rio.
E as palavras na da folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.

Fiz essa paráfrase pensando que, como os grãos de feijão e as castanhas, as palavras ruins flutuam. E devem ser eliminadas. 
Ah! Infelizmente, não só feijão, castanhas e palavras flutuam por imprestáveis. Há pessoas que flutuam em nossa vida. Como nem sempre podemos descartá-las, só nos resta esperar que a correnteza do destino as leve para longe de nosso convívio.