Amigos do Fingidor

terça-feira, 13 de março de 2018

Ocoberto e outras merendas



Pedro Lucas Lindoso


Andrea é paulista. Mudou-se de mala e cuia para Manaus. Disse estar contente com a cidade. Como veio em época de muita chuva e clima mais ameno, foi logo perguntando:
– O calor que dizem fazer por aqui é lenda urbana?
Foi-lhe dito que aguardasse o mês de julho, quando se inicia a vazante e chove menos. O calor é senegalês!
Andrea está gostando da cidade, mas talvez não fique para sempre. E por isso se recusa a comer jaraqui. Dizem que “quem come jaraqui não sai mais daqui”. Bobagens. Isso é superstição tola. É apenas uma rima. E jaraqui frito tem seu valor!
Nunca havia comido uma “bôla”. Teve a ousadia de chamar uma regionalíssima bola de sardinha de torta salgada. Quanta heresia! Bola é bola. Com ou sem circunflexo.
Provou uma coxinha de galinha e achou diferente. Explicaram que aqui em Manaus tem coxinha de trigo e coxinha de macaxeira. Além dos conhecidos “coxinhas e mortadelas”, mas o assunto é merenda e não política.
Indicaram o Lanche do Careca Lindo, na Praça 14 onde é possível escolher os dois tipos de coxinha, a local, de macaxeira, e a do sudeste, de farinha de trigo. Os salgados são famosos e o suco uma delícia.
Gostou de pupunha. Disse que lembrava levemente o gosto de pinhão. Outra heresia! Mas não gostou de tucumã. Uma lástima. Não sabe o valor de um Xcaboquinho.
Um colega de trabalho levou-a ao Mercado Adolpho Lisboa, o nosso mercadão. Pensou em comer um mingau. Mas desistiu. O que seria um bom lanche? Perguntou ao colega.
Em Manaus o povo gosta de merendar. Aqui cachorro quente é kikão e o molho pode ser de repolho.
O tacacá é uma opção barata e muitos estudantes tomam antes de enfrentar as aulas noturnas. É ótimo para curar ressaca. Um dos melhores da cidade é feito por japoneses. Fica no conjunto Eldorado. Andrea ainda não provou tacacá. Não sabe o que está perdendo.
O que será que a gente pode merendar? Perguntou novamente.
O amigo provocou-a, rindo: Conhece ocoberto? Andrea, espantada pergunta: O que é ocoberto?
Ovo coberto. Ovo cozido, coberto com massa de farinha de rosca. Salgado muito vendido nas feiras e no centro da cidade.
Andrea ainda tem muito que aprender para se tornar uma verdadeira manauara.