Amigos do Fingidor

terça-feira, 22 de maio de 2018

Arabu e salame de cupuaçu



Pedro Lucas Lindoso


Conversava com um amigo parlamentar sobre as outorgas de títulos de cidadão amazonense. O assunto é controvertido. Sempre que alguém de quem não se gosta ou se admira recebe o título, há críticas. Outros não se conformam com a profusão de homenagens. Parece que falta assunto para os parlamentares colocarem em pauta.
O nobre deputado aproveitou para saber minha opinião sobre determinado senhor indicado para tornar-se cidadão amazonense. Marcamos um “chopp” no final da tarde de sexta-feira. Era preciso conhecer e conversar com o postulante a tão cobiçado título.
O candidato a nossa cidadania é oriundo de Santarém. Mais do que paraense, o pessoal de lá é tapajoense. Na verdade, desde a Independência do Brasil, a completar 200 anos ainda neste lustro, o povo das margens do Tapajós quer ficar independente politicamente do Pará.
Os habitantes da região do Tapajós são praticamente amazonenses. A cultura é a mesma dos caboclos do baixo Amazonas. Comem peixe, tartarugas e tacacá como nós.
Diferente de alguns dos migrantes do sudeste. Há sulistas que ganham muito dinheiro por aqui. Mas falam mal dos caboclos, reclamam do calor e vão empregar seu dinheiro em Miami ou no sul maravilha. E se dizem manauaras!
Conversando com o rapaz de Santarém e candidato a amazonense, descobri que veio para Manaus ainda bem jovem. Aqui se formou dentista. Faz trabalho junto às comunidades carentes. Toma tacacá com tucupi azedo como nós. E confessou:
– Adoro uma tartarugada! E ainda como arabu! Que é ovo de tartaruga batido e cru! Come-se com farinha e uma pitada de sal ou açúcar.
Perguntei-lhe se ele gostava de nossas frutas, no que ele nos disse:
– Gosto muito de tucumã e x-caboquinho. Como pupunha e aprecio muito o cupuaçu. De todo jeito. Do suco, do doce, do bombom e do salame.
Disse ao meu amigo deputado que o rapaz estava aprovado. É totalmente merecedor do título de cidadão amazonense. Poucos amazonenses das novas gerações ainda conhecem e comem arabu e salame de cupuaçu.

RECEITA DE SALAME DE CUPUAÇU

Coloque numa panela, a polpa de cupuaçu e o açúcar. Leve ao fogo, mexendo sempre, até soltar do fundo. Deixe esfriar e acrescente as castanhas-do-pará torradas e moídas. Enrole, dando o formato de um salame. Depois enrole em papel-alumínio e por cima, em papel celofane.