Amigos do Fingidor

terça-feira, 15 de maio de 2018

Tudo pode mudar, menos amor de mãe



Pedro Lucas Lindoso


Zequinha bafo de onça é natural de Itapiroga. O inusitado nome da cidadezinha era motivo de gozação. Ita significa pedra e piroga é uma espécie de canoa. O nome era alusão a um barranco de pedra em forma de canoa.
Mas o que perturbava Zequinha era seu apelido de bafo de onça. O rapaz sofria de severo mau hálito. Halitose, como dizem os médicos e dentistas. Sua dedicada mãezinha, dona Raimundinha, insistia para que Zequinha escovasse os dentes e a língua. Devia manter a boca úmida com limão e comer muitas frutas. Sempre preocupada com o filho. O bullying estava deixando o rapaz triste e macambúzio. Ninguém ousava chamar Zequinha de bafo de onça perto de dona Raimundinha. Muito menos do Dr. Da Silva, o delegado da cidade.
Dona Raimundinha convenceu o marido a mandar o rapaz para a capital. Estudaria por lá e faria um tratamento eficaz. Um dentista especialista no assunto foi o responsável pela cura do Zequinha. Mas o rapaz se recusava a voltar para Itapiroga. Dona Raimundinha visitava sempre o jovem, insistindo para que ele voltasse para casa. Ninguém mais o chamaria de bafo de onça. Zequinha relutava,
Dona Raimundinha dizia que tudo estava diferente. A cidade agora se chamava Canoa de Pedra. O bairro onde moravam denominava-se Pôr do Sol e não mais Baixa do Sol.  A Rua Principal mudou para Dr. Fulano de tal. A Praça das Rosas foi rebatizada com o nome da mãe do prefeito. O Auditório que era José de Alencar recebeu o nome de Machado de Assis. Essa mudança foi a mais enigmática para Zequinha. Havia feito Letras e tornou-se professor de Português. 
Dona Raimundinha insistia para que o filho retornasse a sua cidade. Seu pai não era mais delegado. Havia galgado o cargo de Secretário de Segurança Pública de Canoa de Pedra, antiga Itapiroga.
Até dona Raimundinha mudou de nome. Como esposa do secretário, virou “socialite”. Agora era dona Ray. E Zequinha bafo de onça havia se tornado o Professor José Carlos da Silva.
Segundo domingo de maio. Dia das mães. O professor resolve fazer uma surpresa para sua mãezinha e volta a Canoa de Pedra. Constatou que tudo havia mudado. Foi recebido com todo carinho e desvelo por dona Ray. E concluiu: tudo pode mudar, menos amor de mãe.
Feliz dia das mães para dona Ray, para as mães de Canoa de Pedra, do Brasil e do mundo.