Amigos do Fingidor

terça-feira, 8 de maio de 2018

Ticar o peixe



Pedro Lucas Lindoso


Os dicionários explicam que ticar é “dar baixa em, mediante sinal em forma de V, em parágrafo, alínea, palavra, parcela de uma soma etc. Checar.”
O fato é que o pessoal do resto do Brasil não sabe ou não conhece a expressão ticar peixe.
Milton Hatoum, em seu festejado livro Cinzas do Norte, utiliza o verbo ticar: “senti cheiro de limão, alho e pimenta, e vi tia Ramira ticando peixe na cozinha.”
Vem à mente um leitor do sudeste imaginando Ramira com uma caneta ou lápis na mão, conferindo peixes. Como seria isso possível?
Todo amazonense sabe que ticar o peixe é limpar o peixe. Deixá-lo sem espinha. Ticar peixe é uma arte! Tem que ter agilidade e concentração. O ato de ticar peixe é feito com o auxílio de uma faca. Uma pequena peixeira. Outra palavra bem amazônica. A peixeira não é só uma vendedora de peixes. A peixeira é um facão curto e muito cortante. Com auxílio de uma peixeira bem amolada vai-se aplicando vários golpes até o peixe ficar “tratado”. Pronto para ser frito ou cozido. Uma sardinha amazônica frita quando “bem ticada” é uma delícia.
Era domingo e fui ao nosso mercadão Adolpho Lisboa. Observei um peixeiro ticando peixes. Calculo que tenha dado dezenas e dezenas de golpes em cada lado do peixe. Havia um leve cheiro de pitiú no ar.
Explicou-me que aprendeu a ticar peixes com sua mãe, já falecida. E que agora tinha feito um curso para retirar espinhas do pescado. No início foi um pouco difícil. Disse-me que tirar espinha é uma coisa e ticar o peixe é outra. Sempre foi bom em ticar o peixe. Mas tem treinado a retirada das espinhas.
Vai depender do tipo de peixe. O tambaqui, por exemplo, não tem só espinha. Tem costela!
Nosso amigo peixeiro pretende ficar tão bom em retirar espinhas quanto em ticar. Pretende vender o peixe “tratado” para restaurantes e peixarias da cidade. 
Atenção pessoal do sudeste. Pitiú significa cheiro forte característico do peixe. Ticar o peixe não é “checar” o peixe. Coisas diferentes!