Amigos do Fingidor

terça-feira, 29 de maio de 2018

Amigos para sempre



Pedro Lucas Lindoso


Cesinha é um garoto baiano. Ou melhor, soteropolitano.  Seu pai foi transferido para cá e a família mudou-se de Salvador para Manaus.
O garoto tem 14 anos e gosta muito de futebol. É muito determinado. Se começa algo tem que terminar. Fica ansioso se não consegue ultrapassar determinada fase de vídeo game. O rapaz nem parece baiano. Dizem que os baianos são acomodados. Mas não é verdade.
Como muitos brasileiros, Cesinha está colecionando o álbum da copa do mundo. Além de baiano, Cesinha é torcedor fanático do Bahia.
Ficou muito triste com a notícia de que um dos seus ídolos, ex-jogador do Bahia, está fora da Copa. Trata-se de Daniel Alves da Silva, mais conhecido Dani Alves, jogador brasileiro que atua como lateral-direito. Atualmente defende o Paris Saint-Germain. Para tristeza de Cesinha, Dani Alves está fora da Copa do Mundo por conta de uma lesão no ligamento do joelho direito.
– Mas está no álbum da copa, alegra-se Cesinha.
O garoto há dias procura a figurinha 355. A figurinha do Dani Alves. Foi várias vezes aos shoppings, desde que Dani foi eliminado da lista de Tite.
Ninguém tinha para trocar. Conheceu algumas pessoas que já tinham a 355, mas coladas em seus álbuns.
Nessas idas e vindas aos locais de troca, inclusive entre colegas do colégio, ficou conhecido como o garoto que quer a 355 do Dani Alves.
– Será que os editores da Panini suspenderam as impressões da figurinha 355? Teriam já providenciado a sua substituição pela figurinha do Danilo, o que foi convocado no lugar de Dani Alves?
Danilo joga no Manchester City. A equipe que exibiu o futebol mais vistoso do mundo sob comando de Pepe Guardiola, explica Cesinha. E tem uma característica semelhante à de Dani Alves: a construção pelo meio.
Um colega de classe de Cesinha finalmente surpreendeu-o presenteando-o com a figurinha 355, do Dani Alves. Nem repetida a figurinha era. Foi um ato de desprendimento e amizade de um jovem manauara para com seu colega de Salvador. O presente fez com que o jovem baiano completasse seu álbum.
Cesinha, comovido, já convidou o colega para passar as férias em Salvador e curtir o carnaval da Bahia no próximo ano. Antes vão torcer pelo Brasil na Copa do Mundo. Os preparativos para os dias de jogo já começaram.
Com certeza, o amazonense e o baiano serão amigos para sempre.