Amigos do Fingidor

terça-feira, 17 de julho de 2018

Mick Jeta



Pedro Lucas Lindoso


Tia Idalina não se conforma com a desclassificação prematura da seleção na copa da Rússia. Para ela estava tudo planejado para ser uma copa da Europa. Desclassificaram todos os times da África, do Oriente e das Américas. Na final só ficou time europeu. Uma copa na Europa e para a Europa. Um absurdo!
Titia havia decorado sua varanda com as cores do Brasil. Chamou os sobrinhos como faz em toda copa do mundo. Se autointitula “torcedora bissexta”. Só torce para futebol de quatro em quatro anos.
A varanda ficou esplendorosa. Provavelmente, a mais bacana em toda Copacabana.  Um pouco “over” é verdade. Os vizinhos pediam para ver a decoração. Merecia um prêmio! Comentava-se no prédio.
Os sobrinhos só aceitavam o convite ao saber que tia Jeta não estaria presente. Tremendo pé frio. Tia Idalina explicava que ela estava em Friburgo. Garantia que Jeta não viria assistir aos jogos em sua casa.
Jeta visitou Nova Iorque às vésperas do atentado ao World Trade Center. Na semana seguinte em que esteve no Chile houve um grande terremoto. Joca que é flamenguista doente, veste a camisa do Vasco na tia Jeta antes de Flamengo e Vasco. O Vasco sempre perde. É tiro e queda.
Na copa passada aqui no Brasil convenceram tia Jeta a visitar uma sobrinha em Belo Horizonte. No fatídico jogo em que o Brasil perdeu de 7x1 para a Alemanha, por total desconhecimento do pé frio da dona Jeta, levaram-na para assistir ao jogo no Mineirão. Para completar, tia Jeta compra na loja exclusiva da FIFA, uma camiseta de cor preta. Na tal camiseta, preta, repita-se, havia a figura da taça e escrito: FIFA – Brasil World Cup. Deu no que deu.
Neste ano de 2018, nos três primeiros jogos da copa, dona Jeta ficou quietinha em Friburgo. Curtindo a baixa temperatura que faz por lá nessa época do ano. Mas Jeta estava sentindo muito frio, principalmente nos pés. Assim, resolveu de surpresa, descer para o Rio. Justamente no dia do jogo Brasil x Bélgica.
Chegou atrasada à casa de Idalina. No exato momento em que a Bélgica fez o primeiro gol. Abriu a porta e vestindo a tal camiseta preta da copa passada. Gritou:
– Bonjour! Em alto e bom Francês!
 O pessoal se arrepiou.  Mas como todos achavam que o Brasil iria passar pela Bélgica sem problemas, deixaram tia Jeta quieta no seu canto.
De repente alguém pergunta:
– Que idioma falam esses galalaus belgas?
Tia Jeta responde de imediato:
– Então vocês não sabem que na Bélgica se fala francês? Français, bien sur!
Nesse momento a Bélgica faz o segundo gol. Joca não perdoa. E implora:
– Tia Idalina, por favor, leva a tia Jeta para o quarto.
Foi uma confusão. Jeta não admitia que a chamassem de pé frio. Aquilo era um desrespeito a sua pessoa. Não seria bode expiatório. E foi embora! Gol do Brasil!
Final de jogo. Bélgica 2 Brasil 1.  Todos colocaram a culpa da derrota na tia Jeta. Idalina protestou:
– Gente, não façam a pobre da Jeta de bode expiatório! Mas que foi culpa dela foi! Eita pé frio! Pior que ela só o Mick Jagger! É a própria Mick Jeta.